Mais de 800 municípios do país estão em alerta de perigo para tempestades neste sábado (24), segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Imnet). De acordo com o órgão, o alerta atinge seis estados do país.
O aviso laranja vale até às 00h deste sábado (24) e cerca de 835 cidades estão na rota de perigo de ocorrências relacionadas ao corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e de alagamentos. O alerta atinge os estados de Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo.
As regiões devem ser atingidas por chuva entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, ventos intensos de 60 até 100 km/h e queda de granizo. Segundo o alerta, 27 áreas devem afetadas. Confira lista completa:
- Norte Pioneiro Paranaense
- Serrana
- Oeste Catarinense
- Metropolitana de Curitiba
- Itapetininga
- Noroeste Rio-grandense
- Centro Ocidental Paranaense
- Noroeste Paranaense
- Macro Metropolitana Paulista
- Sudoeste Paranaense
- Oeste Paranaense
- Sul Fluminense
- Sudeste Paranaense
- Vale do Paraíba Paulista
- Vale do Itajaí
- Norte Central Paranaense
- Bauru
- Centro Oriental Paranaense
- Norte Catarinense
- Metropolitana de São Paulo
- Litoral Sul Paulista
- Centro-Sul Paranaense
- Sul/Sudoeste de Minas
- Campinas
- Piracicaba
- Assis
- Metropolitana do Rio de Janeiro

Além disso, outro alerta laranja de perigo atinge quase 600 cidades nesta sexta-feira (21). Os municípios de 16 regiões dos estados do Mato Grosso do Sul, Paraná, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo devem ser atingidos por chuva entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, ventos intensos de 60 até 100 km/h e queda de granizo.
As regiões afetadas devem ser:
- Oeste Catarinense
- Noroeste Rio-grandense
- Sudoeste Rio-grandense
- Centro Ocidental Paranaense
- Noroeste Paranaense
- Sudoeste de Mato Grosso do Sul
- Sudoeste Paranaense
- Oeste Paranaense
- Norte Central Paranaense
- Leste de Mato Grosso do Sul
- Sudeste Paranaense
- Centro-Sul Paranaense
- Centro Ocidental Rio-grandense
- Centro Oriental Paranaense
- Norte Catarinense
- Presidente Prudente
Ciclone deve intensificar chuvas no final de semana
O avanço de um ciclone extratropical, que deve se formar entre o litoral do Rio Grande do Sul e o Uruguai, deve provocar chuvas com acumulados superiores a 200 milímetros em três estados entre quinta-feira (22) e domingo (25). A atuação do ciclone está associada à passagem de uma frente fria e à presença do El Niño.
Segundo a previsão da Meteored, o Paraná, São Paulo e áreas de Santa Catarina aparecem como as localidades mais afetadas pela “precipitações extremas” associadas à passagem do ciclone. A previsão indica que as áreas de instabilidade vão se deslocar e ganhar intensidade ao longo do período. Na sexta-feira (23), as instabilidades devem alcançar uma área mais ampla, incluindo Paraná, Santa Catarina, norte do Rio Grande do Sul e sul de São Paulo.
No sábado (24), os maiores volumes devem se concentrar no centro do Paraná. A previsão do modelo europeu ECMWF (Centro Europeu de Previsões Meteorológicas de Médio Prazo) indica acumulados de 150 mm a 200 mm em uma faixa que atravessa o estado no sentido sudoeste-nordeste.






