Grupo de SC associado à máfia italiana é alvo de operação policial

Compartilhe:

A Polícia Federal (PF) realiza, na manhã desta terça-feira (25), a operação “i-Conti”, que cumpre sete mandados de busca e apreensão envolvendo mais de 300 imóveis em Joinville e Itapoá, usados para lavagem de dinheiro e que podem ter ligação com a máfia italiana.

Continua após a publicidade

​​​​​​​​​​​​​> Acesse para receber notícias de Joinville e região pelo WhatsApp

A operação teve início após a prisão de um indivíduo que utilizava documentos falsos. Após buscas no banco de dados da Receita Federal, a polícia identificou uma ligação entre grupos de criminosos da Itália e Brasil que teriam criado uma série de empresas fantasmas, registradas com documentos falsificados.

Continua após a publicidade

> Rolê de quebrada: jovens de periferia organizam encontros de bicicleta em Joinville
> Compra de drone para a PM em Joinville entra em pauta de associação

Os suspeitos seriam responsáveis pela compra dos imóveis nas cidades do Litoral Norte de Santa Catarina.

De acordo com informações da PF, a ação busca combater os crimes de lavagem de dinheiro e formação de quadrilha. A operação tem apoio da Receita Federal e Ministério Público Federal. Até o momento, ninguém foi preso.

Conexão com a Itália

Após a investigação inicial, a Receita Federal enviou as informações para o Ministério Público, que acionou a Polícia Federal para a investigação do grupo criminoso. 

Continua após a publicidade

Ao trocar informações com as polícias italianas, foi identificado que seis integrantes do grupo tinham antecedentes criminais na Itália, respondendo a processos por roubo, falsificação de documentos e possível ligação com a máfia.

De acordo com a PF, a suspeita é de que a origem do dinheiro utilizado na compra dos imóveis venha do crime organizado na Itália, o que caracteriza crime de lavagem de dinheiro.

Continua após a publicidade

A Justiça Federal decretou o bloqueio de todos os bens, como móveis, imóveis e valores em nome dos envolvidos e de suas empresas.

Leia também

Continua após a publicidade

“Não cometemos nenhum crime”, dizem pais da campanha AME Jonatas após condenação em SC

Recital gratuito homenageia quatro idiomas catarinenses em Joinville

Continua após a publicidade

Joinville tem um milhão de viagens por dia; 44% por meio de carros