Sobe para 42 número de municípios de SC em situação de emergência após chuva

129 cidades registraram ocorrências relacionadas as chuvas

Compartilhe:

Três pessoas morreram em ocorrências relacionadas as chuvas no Estado (Foto: Defesa Civil, reprodução)

Subiu para 42 o número de municípios catarinenses em situação de emergência após a chuva da última semana. O dado da Defesa Civil, órgão que monitora o clima no Estado, foi divulgado nesta terça-feira (10). São 14 cidades a mais do que as computadas no boletim anterior publicado na segunda-feira (9).

Continua após a publicidade

Receba notícias do DC via Telegram

Foram registradas ocorrências relacionadas as chuvas — como alagamentos e deslizamentos — em 129 municípios.​

Continua após a publicidade

Três pessoas morreram em razão da chuva. Em todos os casos, as pessoas tentaram passar com veículos por áreas inundadas e foram arrastados pela correnteza.

Segundo informações repassadas pelas Coordenadoria Municipais de Proteção e Defesa Civil (COMPDEC), foram contabilizadas 9.852 pessoas desalojadas, 869 desabrigados em um total de 52.593 pessoas afetadas.

As chuvas que atingiram o Estado foram provocadas pela passagem de um ciclone extratropical. A região mais afetada foi o Sul catarinense. Em Tubarão, a prefeitura pediu para a população desocupar bairros por risco de enchentes.

Confira os municípios em situação de emergência

  • Agrolândia
  • Agronômica
  • Alfredo Wagner
  • Anitápolis
  • Araranguá
  • Armazém
  • Arroio Trinta
  • Bom Jardim da Serra
  • Braço do Norte
  • Brunópolis
  • Capivari de Baixo
  • Forquilhinha
  • Grão Pará
  • Gravatal
  • Ibirama
  • Iomerê
  • Lages
  • Laurentino,
  • Lauro Muller
  • Lebon Régis
  • Maracajá
  • Monte Carlo
  • Orleans
  • Pedras Grandes
  • Pescaria Brava
  • Pinheiro Preto
  • Pouso Redondo
  • Rio das Antas
  • Rio do Oeste
  • Rio do Sul
  • Rio Fortuna
  • Rio Rufino
  • Santa Rosa de Lima
  • São Bonifácio
  • São Joaquim
  • São Ludgero,
  • São Marnho
  • Taió
  • Tangará
  • Tubarão
  • Urubici
  • Videira.

Governo promete casas para desalojados

Na segunda-feira (9), o governo de Santa Catarina anunciou que vai investir na construção de casas para os afetados pela chuva no Estado. Além disso, linhas especiais de crédito para empresários e o trabalho de desobstrução de rodovias também foram divulgados. Apesar do anúncio, o governo não detalhou como serão as ações.

Continua após a publicidade

Outra linha de ação do governo do Estado é a desobstrução de rodovias. Cerca de R$ 6 milhões já foram investidos na limpeza e desbloqueio de 87 barreiras na SC-108, localizada entre Anitápolis e Rancho Queimado, na Grande Florianópolis.

Leia também 

Enchente em Timbó já atinge quase 30 ruas da cidade

Continua após a publicidade

Serra do Rio do Rastro se transforma em rio em SC; assista ao vídeo

VÍDEO: cemitério desmorona e túmulos caem sobre carros no Sul de SC