Prefeito de Lages testa positivo para o coronavírus pela segunda vez

Durante período de isolamento, Ceron entrará em licença médica e vice assume o cargo

Compartilhe:

Antonio Ceron testa positivo para o coronavírus pela segunda vez (Foto: Reprodução / Redes sociais)

O prefeito de Lages, Antonio Ceron, 74, testou novamente positivo para o coronavírus nesta quinta-feira (19). No dia 09 de junho, ele havia informado em suas redes sociais que testou positivo para a Covid-19 e que continuaria trabalhando de casa. Desta vez, o prefeito reeleito para 2021 tirou licença médica e seu vice, Juliano Polese, assume o cargo durante o período de isolamento.

Continua após a publicidade

Segundo a assessoria de Ceron, o prefeito está se sentindo bem e reitera para que a população redobre os cuidados preventivos.

Na primeira oportunidade em que testou positivo, Antonio Ceron teve contato com o secretário municipal da saúde e com um servidor de seu gabinete, ambos positivados. Desta forma, o prefeito ficou em isolamento preventivo e, posteriormente, realizou o exame sorológico que acusou positivo. Ceron não teve sintomas e cumpriu o isolamento em sua casa. Por isso, especialistas afirmam que este caso não pode ser considerado uma reinfecção:

Continua após a publicidade

— Como na época, os kits eram de segunda geração e apresentavam alguns problemas de especificidade, podemos dizer que se tratou de um falso-positivo. Mas o realizado nessa semana está correto — explica o microbiologista Caio Salvino.

> Antônio Ceron é reeleito prefeito de Lages com 56 votos a mais que a segunda colocada

O profissional ainda conta que, desta vez, o prefeito fez o exame de pesquisa de antígeno, além de consulta médica e exames clínicos e laboratoriais.

A secretaria de Estado da Saúde afirma que não foi notificada sobre o caso do prefeito de Lages, mas diz que ainda não é possível afirmar que existe reinfecção. No entanto, todos os possíveis casos notificados são acompanhados pela Diretoria de Vigilância Epidemiológica (DIVE).

Continua após a publicidade

Reinfecção por coronavírus

A Organização Mundial da Saúde tem recebido alertas e relatos sobre a possibilidade de reinfecção pelo novo coronavírus. Segundo o médico infectologista da DIVE/SC, Fábio Gaudenzi, esse fenônemo está sendo estudado e ainda faltam definições e dados para saber as características clínicas dos possíveis casos de reinfecção:

— Os países estão estabelecendo protocolos de acompanhamento para que se entenda o que é esse fenômeno que está sendo observado, se é realmente reinfecção e quais são as características.

Continua após a publicidade

Em Santa Catarina, já há notificações de possíveis casos de reinfecção. A DIVE está acompanhando esses pacientes e avaliando os casos, de acordo com informações da secretaria de Estado da Saúde.

> Lote com 120 mil doses da vacina CoronaVac chega ao Brasil

Continua após a publicidade

Apenas os exames comuns para o coronavírus não conseguem comprovar uma reinfecção:

— É preciso fazer a coleta de duas amostras em dois momentos diferentes. Essas amostras serão analisadas geneticamente, caracterizando que o vírus foi adquirido em momentos diferentes. Nesse caso, os vírus foram adquiridos, a pessoa teve uma cura dessa infecção e depois adquiriu novamente o novo coronavírus — explica o médico infectologista.

Continua após a publicidade

*Com colaboração de Eduarda Demeneck e supervisão de Raquel Vieira

Leia também:

Continua após a publicidade

Hard Rock em SC já tem nome definido e previsão de R$ 1 bilhão de investimentos

Auxílio emergencial: veja o calendário de pagamentos de novembro e dezembro para o Bolsa Família

Continua após a publicidade

Lei que proíbe debate sobre gênero em escolas de Jaraguá do Sul é inconstitucional, decide TJ