Ponte Hercílio Luz pode ser liberada para carros à noite

Prefeitura estuda implementar a medida e projeta incremento na segurança do local

Compartilhe:

Circulação de veículos de passeio iniciou nesta segunda-feira (14) na Ponte Hercílio Luz (Foto: Diorgenes Pandini / Diário Catarinense)

A circulação de veículos de passeio na Ponte Hercílio Luz, que é testada desde às 11h desta segunda-feira (14), pode ter o horário expandido para o período noturno. A possibilidade é analisada pela secretaria de Mobilidade e Planejamento Urbano da prefeitura de Florianópolis. A circulação de carros pode promover maior segurança ao local à noite.

Continua após a publicidade

> Carros na Ponte Hercílio Luz: os desafios para que a mobilidade urbana não tenha prejuízo

— Temos estudado a utilização da ponte e não vemos problema que, de maneira controlada, à noite, também trafeguem veículos. Pode ser liberado sem a necessidade de que o carro tenha pelo menos duas pessoas. É uma possibilidade. Os veículos passando devagar à noite também servem para a vigilância — avalia o secretário Michel Mittmann.

Continua após a publicidade

A Ponte Hercílio Luz tem sido alvo de furtos de fios de cobre. Na última semana, dois ois suspeitos de receptarem os materiais roubados foram presos na Capital. Pelo menos mil metros de fios foram furtados em um período de quatro dias. O secretário municipal de Mobilidade e Planejamento Urbano relata a dificuldade para inibir estas ações.

— Por mais que nossas equipes tentem fazer uma proteção, há um grupo que parece ter se especializado nestes furtos. Eles agem rapidamente. Estamos frequentemente com problemas. É uma situação bastante chata e de difícil controle. Quando monitoramos um fio, eles pegam outro. Isso nos dá preocupação — pontua Mittmann.

Ouça a entrevista com o secretário de Mobilidade de Florianópolis:

CBN Diário · Entrevista com o secretário Michel Mittmann – 14/09/2020 (Estúdio CBN Diário)

Os veículos de passeio tiveram a circulação permitida na Ponte Hercílio Luz nesta segunda-feira (14) após 38 anos. A ação é feita em etapa de testes para avaliação dos impactos no trânsito de Florianópolis. A velocidade máxima permitida na estrutura é de 40 km/h. A prefeitura estuda a possível redução do limite para 30 km/h.

Continua após a publicidade

> ‘Com liberação de carros na Ponte Hercílio Luz, vamos congestionar mais uma via’, diz especialista

Confira as atuais regras

– Carros particulares podem passar pela ponte de segunda a sexta-feira, das 11h às 19h

Continua após a publicidade

– Veículos precisam ter, no mínimo, dois ocupantes

– Motos e caminhões seguem proibidos de trafegar na estrutura

Continua após a publicidade

– Limite de velocidade sobre a ponte é de 40 km/h

– Fiscalização é feita pela Polícia Militar e Guarda Municipal

Continua após a publicidade

– Tráfego de veículos segue proibido aos fins de semana

> Dez curiosidades sobre a Ponte Hercílio Luz