Mesmo com a previsão de chuva, a estiagem deve se manter no Oeste de Santa Catarina nos próximos três meses. É o que aponta a previsão climática da Epagri/Ciram para o trimestre, divulgada nesta sexta-feira (25). Apesar disso, há chances de temporais isolados, geada e formação de ciclones extratropicais em algumas regiões.
> Receba as principais notícias de Santa Catarina pelo Whatsapp
De acordo com a Epagri/Ciram, a previsão é de que Santa Catarina tenha chuva abaixo da média climatólogica no trimestre e, por isso, a estiagem deve continuar, principalmente no Extremo-Oeste, Oeste e Meio-Oeste. Apesar disso, nos primeiros 15 dias de março, o Estado pode ter chuva significativa e frequente, principalmente do Planalto ao Litoral.
A formação do fenômeno deve ocorrer devido a passagem de ao menos duas frentes frias, influência de cavados (áreas de baixa pressão) e do aquecimento durante o dia, uma característica do fim do verão.
Além disso, segundo a Epagri/Ciram, a estação deve terminar com alta presença de temporais localizados com raios, granizo e ventania. O outono inicia oficialmente no Estado em 20 de março, por volta das 12h30.
Já na segunda quinzena do próximo mês, as chuvas de verão devem diminuir, principalmente com a chegada de novas frentes frias ao Sul do país. A média mensal deve variar entre 100 e 130 mm do Oeste ao Planalto e entre 150 e 210 mm no Litoral.
Em abril e maio, a precipitação diminui ainda mais, com uma média mensal em torno de 100 e 170 mm no Estado. A Epagri alerta, ainda, que em março, ciclones extratropicais atuam com mais frequência no litoral do Uruguai, Rio Grande do Sul e Santa Catarina, o que deve provocar vento intenso e mar agitado com ressaca.
> Mais de 100 cidades de SC decretam emergência por causa da estiagem
SC deve ter formação de geada em abril
De acordo com a Epagri/Ciram, em relação a temperatura, a previsão é que ela fique próxima a média climatológica em Santa Catarina, com maior amplitude térmica durante o outono. Ou seja, os dias devem ter temperatura baixa na madrugada e amanhecer, e mais alta durante a tarde.
Desta forma, segundo o órgão, há chances de episódios isolados de geada nas áreas altas do Planalto Sul, se tornando mais frequente no decorrer de abril, com a chegada das primeiras massas de ar frio no Estado. Porém, os meteorologistas não descartam dias com os termômetros acima de 30°C, principalmente em maio.
Leia também:
Mais de 70 pontos das praias de SC estão impróprios para banho; veja a lista
Abrigado em bunker, blumenauense que mora na Ucrânia relata bombas, tiros e medo
