Blumenau tem votos de eleição recontados e cenário político pode mudar; entenda o caso

Representantes dos partidos envolvidos acompanharam a recontagem dos votos

Compartilhe:
Nova contagem dos votos aconteceu no Cartório Eleitoral

(Foto: Patrick Rodrigues, Santa)

Uma recontagem de votos feita na manhã desta sexta-feira (2) pelo Cartório Eleitoral de Blumenau pode mudar o cenário político na cidade. Os votos recebidos pelos candidatos do Republicanos nas eleições para vereador em 2020 foram anulados, conforme decisão do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), e a vaga atualmente ocupada pelo vereador do partido Egídio Beckhauser passa a ser de Diego Nasato (Novo).

Continua após a publicidade

​Receba notícias de Blulmenau e região direto no Whatsapp

O Republicanos recebeu 9.311 votos naquelas eleições e conquistou direito a uma vaga na Câmara de Vereadores de Blumenau. Porém, o Novo entrou com ação alegando que o adversário usou candidaturas “laranjas” para completar a cota obrigatória de candidatas mulheres. O partido foi condenado e, em setembro, o TRE manteve a decisão de cassar o mandato do vereador Beckhauser.

Continua após a publicidade

Com os votos recebidos pelos 23 candidatos do Republicano excluídos, as contas para definir a composição da Câmara de Vereadores foram refeitas, e o Novo ganhou a segunda vaga no Legislativo — a primeira é de Emmanuel dos Santos, o Tuca. Pela recontagem, Diego Nasato passa a ser considerado eleito, com 1.554 votos.

Entretanto, para assumir efetivamente a cadeira, ainda é preciso superar algumas as etapas burocráticas importantes. A primeira é a publicação oficial da recontagem dos votos, ocorrida na tarde desta sexta (1ª). Depois de três dias úteis da publicação, o Republicanos tem dois dias úteis para apresentar recurso. Enquanto isso, o cartório oficia à Câmara informando sobre a saída de Beckhauser e a entrada de Nasato.

— A gente se sente aliviado por conta dessa decisão, mas é importante que a população entenda a gravidade do que aconteceu. Porque a Justiça Eleitoral entendeu que houve crime eleitoral na chapa do Republicanos, e o mais grave é que isso significa que nos últimos dois anos o partido usou a cadeira maneira ilegítima, já que o direito deveria ter sido do Novo desde a eleição — frisou Nasato.

O advogado do Republicanos, Miguel Ângelo Soar, esteve no Cartório Eleitoral acompanhando a recontagem e afirmou que irá analisar o relatório para decidir os próximos passos. Caso não haja objeções ou novas determinações judiciais, Nasato será diplomado e o Legislativo dá posse. Beckhauser tenta reverter a cassação no Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Continua após a publicidade

Leia também

Nova secretaria em Blumenau é promessa de campanha de Hildebrandt; veja impacto financeiro

Blumenau tem 11 das 500 maiores empresas do Sul, mostra ranking