O sueco Marcus Wandt, que é piloto-chefe de testes do caça Gripen na empresa Saab, foi convocado para integrar uma viagem ao espaço, como astronauta. Wandt foi o responsável pelo primeiro voo dos novos caças da Força Aérea Brasileira (FAB), que partiu de Navegantes em setembro de 2020, com destino a São Paulo.
Saiba como receber notícias do NSC Total no WhatsApp
Publicações divulgadas na época pela Saab, empresa que constrói os caças, mostram Wandt bastante orgulhoso por fazer a estreia do Gripen em céu brasileiro. Vídeos mostram que o sueco comemorou o pouso da aeronave militar na pista de testes da Embraer, em Gavião Peixoto (SP).
Os novos caças da FAB têm chegado ao Brasil de navio, e são desembarcados na Portonave, em Navegantes. De lá, são rebocados até o aeroporto e recebem os últimos retoques antes de decolarem.
O piloto integra a reserva de astronautas da Agência Espacial Europeia. Ele representará a Suécia em uma missão para a Estação Espacial Internacional.
Leia mais
Por que prefeitos presos na Operação Mensageiro podem ser soltos pelo STJ
Em crise, Porto de Itajaí não recebe ofertas para operação
O encontro entre Zanin e Seif para pavimentar indicação de Lula ao STF
