Árvores centenárias de espécie protegida por lei são alvos de corte ilegal em Mafra

Mais de 30 árvores foram identificadas no local

Compartilhe:

Caso foi revelado por meio de denúncia (Foto: Divulgação, Polícia Militar Ambiental)

Árvores centenárias foram alvos de um esquema de corte ilegal em Mafra, no Planalto Norte de Santa Catarina. A espécie Imbuia, protegida por lei, foi identificada pela Polícia Militar Ambiental no local do crime. O caso foi revelado por meio de denúncia na última sexta-feira (13).

Continua após a publicidade

Após receber a denúncia referente ao crime ambiental de corte ilegal, a PM efetuou buscas no interior do município. No local, a guarnição flagrou o corte seletivo de 35 árvores da espécie Imbuia (Ocotea porosa). Segundo as informações oficiais, muitas delas apresentavam características centenárias.

A espécie é protegida por legislação federal e estadual, devido ao seu risco de extinção e à sua importância ecológica para os ecossistemas da região. O corte sem autorização configura crime ambiental, previsto na Lei de Crimes Ambientais.

Continua após a publicidade

Não foram divulgadas informações sobre o responsável pelo terreno ou sobre a responsabilização do flagrante.

*Sob supervisão de Fernanda Silva

Leia também

Ex-político que desviou R$ 330 mil para construir garagem para barco é condenado em Joinville

Por segurança, secretário de Joinville fica em Israel e volta para bunker: “Ataques intensos”