“Propósito”: Morador de Joinville chega ao topo da montanha mais alta da Europa; FOTOS

Edgar Nascimento planeja escalar as sete montanhas mais altas de todos os continentes

Compartilhe:
Monte Elbrus, na Rússia

Paixão por esportes radicais começou há cerca de 10 anos (Foto: Arquivo Pessoal)

O morador de Joinville Edgar Nascimento já viajou por mais de 40 países e é apaixonado por esportes radicais. Nesta sexta-feira (11), ele chegou ao topo da montanha mais alta da Europa, o Monte Elbrus, na Rússia. Seu sonho, porém, é escalar os cumes de todos os continentes. Com a conquista atual, faltam apenas quatro.

Continua após a publicidade

Como foi escalar Monte Elbrus

Localizado na cordilheira do Cáucaso, entre a Rússia e Geórgia, o Monte Elbrus tem 5.642 metros de altitude. Edgar conta que a escalada exigiu fôlego, foco, resistência, silêncio e fé. Foram dias de preparação até chegar ao topo, com gelo sob os pés, vento gelado e cansaço.

— Mas havia um propósito maior que me mantinha de pé. Cada passo foi uma batalha. Contra o frio, contra o cansaço, contra a dor de cabeça e contra a vontade de voltar. Não foi sobre força, foi sobre constância e disciplina — relatou Edgar sobre a conquista nas redes sociais.

Continua após a publicidade

Setes cumes

Edgar, que é diretor comercial, conta que sua relação com o montanhismo começou há cerca de 10 anos. Na época, ele completou um curso de paraquedismo nos Estados Unidos, onde se apaixonou pelos esportes radicais. De volta ao Brasil, ele passou a analisar as montanhas da região durante os saltos de parapente.

— Eu sempre tive o Everest como um um objetivo de vida. Algo que sempre me atraiu, me chamou a atenção. Eu não sei dizer em palavras o porquê, eu só sei que isso sempre foi um desejo que eu tive. Mas antes de ir para o Everest a gente precisa se preparar, porque lá a expedição leva muito tempo, né? Quase dois meses, frio extremo — conta Edgar ao NSC Total.

Por isso, ele começou a pesquisar mais sobre o montanhismo e encontrou um projeto realizado em todo o mundo chamado de Seven Summits, que remete aos sete cumes mais altos de todos os continentes. Da lista, Edgar já conheceu três: o Aconcágua, na Argentina (América do Sul); o Kilimanjaro, na Tanzânia (África); e o Elbrus, na Rússia (Europa).

Quais montanhas serão escaladas nos próximos anos

  • Denali, no Alasca (América do Norte);
  • Vinson Massif (Antártica);
  • Pirâmide Carstensz, na Indonésia (Oceania);
  • Everest, entre o Nepal e a China (Ásia).

— O objetivo é todo ano poder escalar uma montanha alta, que são essas montanhas mais complexas de logísticas, lugares inóspitos. Eu tô começando por aquelas que não são tão complexas, mas o meu objetivo é cada ano dar um passo a mais. Eu tô com 33 anos agora, quem sabe até os 40 anos eu consigo concluir esse projeto — observa.

Continua após a publicidade

Leia também

Joinville ganha regulamentação sobre bicicletas elétricas e ciclomotores; veja regras

Cão farejador encontra carga de cocaína avaliada em R$ 4 milhões no porto de Itapoá

Continua após a publicidade

Novo centro de lutas em SC é batizado com o nome de ex-seleção brasileira vítima de câncer