Agritech de SC ajuda conservar mais de R$ 120 bilhões em grãos no Brasil

Procer alcança recorde de controle de grãos à distância: 60 milhões de toneladas no Brasil, 20% da produção nacional

Compartilhe:

Tecnologia desenvolvida em SC faz monitoramento de grãos em silos e armazéns de 15 paises (Foto: Procer, Divulgação)

A qualidade da armazenagem de grãos, com temperatura e umidade certas, é estratégica para a conservação e qualidade dos alimentos. Uma empresa de tecnologia de SC, a Procer, de Criciúma, acaba de alcançar monitoramento de 20% dos grãos armazenados no Brasil, um total avaliado em R$ 120 bilhões. Além disso, ela atua em mais 14 países.  

Continua após a publicidade

Entre na comunidade exclusiva de colunistas do NSC Total

Reconhecida pela relevância nos serviços de pós-colheita na América Latina, a Procer alcançou essa marca de 20% no Brasil na última semana. Está monitorando mais de 60 milhões de toneladas de grãos distribuídos em 9 mil silos ou armazéns no país. A tencologia, além de controlar a conservação, também ajuda na economia de energia elétrica.

Continua após a publicidade

– Nosso foco é contribuir para a modernização do setor agrícola. A armazenagem eficiente impacta diretamente na rentabilidade do produtor e na segurança alimentar – explica o diretor de tecnologia e novos negócios da Procer, Murilo Gehrmann Schmeider.  

Todo esse controle é feito à distância, numa plataforma sediada na matriz da empresa, em SC. A equipe da Procer é de 250 profissionais. Com o uso de tecnologia, é possível acompanhar as condições dos grãos e fazer o melhor controle da armazenagem para os produtos serem conservados com qualidade.

Conforme Schneider, estatísticas apontam que cerca de 4% da produção de grãos do país é perdida em função de problemas de armazenagem causando perda de alimentos e perdas financeiras.
– A tecnologia reduz significativamente esse número, permitindo que o produtor mantenha a qualidade do produto armazenado por mais tempo – destaca Schneider.

Quando os grãos não são bem armazenados têm perdas em função do desenvolvimento de fungos, micotoxinas, perdas técnicas e até pela presença de roedores.

Continua após a publicidade

Leia também

Multinacional com atuação em SC recebe nota A sobre prevenção a mudanças climáticas

Florianópolis deve se preparar para ser a “multicapital” da Região Sul, diz ex-ministro

Continua após a publicidade

Maior produtora de ovos do Brasil, empresa de SC estuda abrir capital nos EUA

Líderes de Portugal e de SC afirmam que é preciso acelerar acordo Mercosul e UE