Com transporte coletivo em crise, Blumenau muda comando da Seterb pela quarta vez

Compartilhe:

Pandemia de Covid-19 agravou tendência de redução no número de passageiros (Foto: Patrick Rodrigues, BD, Santa)

Com o transporte coletivo em crise, Blumenau mudou o comando da Secretaria de Trânsito e Transportes (Seterb) pela quarta vez desde o início da pandemia de Covid-19. O advogado Fabrizio Barbieri deixou o cargo nesta quarta-feira (4), apenas quatro meses depois de assumi-lo. Lairto Leite é o substituto.

Continua após a publicidade

> Receba notícias de Blumenau e região direto no Whatsapp.

A redução no número de usuários de ônibus, observado há anos em Blumenau, aprofundou-se dramaticamente desde o início da pandemia de coronavírus. Um ano e quatro meses depois, o sistema é deficitário, depende de subsídios do município, enquanto motoristas e cobradores pressionam pela reposição da inflação aos salários. Na segunda-feira, o sindicato da categoria promoveu uma paralisação de três horas. A Câmara de Vereadores instaurou uma CPI para investigar o contrato com a Blumob.

Continua após a publicidade

Em abril do ano passado, o mesmo Lairto Leite havia sido empossado secretário — ele atua na pasta, em diferentes funções, desde 2013. Seis meses depois, pediu para deixar a função para tratamento de saúde. No lugar dele ficou Jefferson Voigtlander, que permaneceu até o fim de março, quando Barbieri foi nomeado. Segundo nota da prefeitura, o agora ex-secretário pediu para deixar a Seterb para tratar de assuntos particulares.

Em que pesem os motivos particulares apresentados para as constantes mudanças, preocupa tamanha instabilidade numa pasta que vive momento tão delicado.

Receba textos e vídeos do colunista Evandro de Assis direto no WhatsApp.

Leia também

Unifique vai às compras após estreia na bolsa de valores

Continua após a publicidade

Blumenau confirma o maior número de mortes por Covid-19 num único dia

Empresários de Blumenau protestam contra paralisação dos ônibus

Continua após a publicidade

Vitrais de igreja histórica de Blumenau são enviados para restauro no Rio de Janeiro