A passagem do técnico Allan Aal pelo Avaí teve seus momentos, mas realmente havia chegado ao limite após a derrota para o Goiás. A sobrevida para o jogo diante do Criciúma foi ineficiente e totalmente desnecessária, fazendo o clube perder mais um jogo na Série B e tempo de reação para a permanência na segunda divisão nacional.
Avaí anuncia a saída do técnico Allan Aal após derrota para o Criciúma na Série B
O Avaí precisava mudar para reagir na reta final da Série B, faltando ainda nove jogos. Agora faltam oito jogo e a necessidade é de cinco vitórias. Ficou muito mais apertado. A pressão está gigantesca, o que ficou evidente no pós-jogo em Criciúma, com a exposição das fragilidades do futebol, com o executivo dos pronunciamentos, Pedro Costa, e com a atitude equivocada do presidente Bernardo Pessi, que foi reclamar da pergunta do repórter Cristian Delosantos, colega da CBN Floripa.
Confira imagens do Avaí na passagem do técnico Allan Aal
Allan Aal ajudou na chegada, com aquela tradicional motivação de troca de treinador. As vitórias sobre Náutico e América-MG foram conquistadas neste embalo, no final do turno.
Outro momento do treinador teve um impulso externo, com a entrada de recursos da Kactus e salários que foram colocados em dia na segunda quinzena de julho. Foram três vitórias em uma semana, contra Operário-PR, Sport e Ponte Preta.
Criciúma vence o Avaí e volta para a zona de playoffs da Série B 2026
Mas os números dele são ruins – 40% de aproveitamento – e a realidade é que o Avaí teve raros momentos de futebol bem jogado e alguma organização ou competitividade. As incoerências das escolhas e as mexidas ruins durante os jogos foram marcas registradas do treinador no período que esteve na Ressacada.
Avaí e Kactus começam a analisar minutas do contrato para venda da SAF
É verdade que o futebol do Avaí está enfraquecido a partir dos recorrentes salários atrasados, de ter um executivo de futebol sem muita experiência e fraco, como Pedro Costa, de jogadores que saíram e que chegaram a todo momento, de jovens inexperientes, de 19, 20, 21 anos, que foram trazidos para resolver os problemas do time numa pressão gigantesca de luta contra o rebaixamento…
Mas também é realidade que o ciclo de Allan Aal já havia se fechado e para reagir com algum tempo na Série B, o Avaí precisava tentar com a mudança. Perdeu uma semana de treinos e um jogo na tabela das possibilidades. Agora tem obrigação de vencer Ceará, Londrina, e Botafogo-SP nos jogos de confronto direto dentro de casa, além de precisar de outras duas vitórias.
Avaí vai sofrer até o final na Série B 2026
A expectativa é pelo novo comandante. Marquinhos Santos está “anunciado” para o jogo contra o Ceará, mas a realidade é que o Avaí precisa de alguém que chegue de fora, com novas ideias e mudança de ambiente. Precisa de um efetivo novo comandante.












