Internado desde meados de junho no Hospital de Caridade, em Florianópolis, o ex-reitor da UFSC e ex-secretário de Educação da Capital, Rodolfo Pinto da Luz, recebeu uma homenagem horas antes de falecer. A morte foi confirmada na madrugada desta quinta-feira (3). Na tarde de quarta-feira, ele foi homenageado ainda no leito hospitalar com o Troféu Governador Celso Ramos, uma honraria concedida pela Câmara de Vereadores da Capital.
Continua depois da publicidade
O professor vinha enfrentando problemas de saúde há alguns anos, com agravamento do quadro nos últimos dias. Ao tomar conhecimento de que Pinto da Luz seria colocado em coma induzido na noite de quarta-feira (2), o chefe de gabinete da Reitoria da UFSC, Bernardo Meyer, procurou o presidente da Câmara de Vereadores, João Cobalchini, sugerindo a entrega da homenagem aprovada pelo Legislativo no ano passado.
Cobalchini prontamente acolheu a ideia e foi até o hospital, acompanhado do vereador Diácono Ricardo (PSD), que registrou a ata da homenagem. A iniciativa da Câmara, em 2024, ocorreu após o Conselho Universitário rejeitar a concessão de homenagem ao ex-reitor da instituição.
Pouco antes de sua partida, nesta quarta-feira, portanto, o professor recebeu a justa homenagem por sua trajetória dedicada a Florianópolis e a Santa Catarina.
Continua depois da publicidade