O modelo de pedágio por quilômetro rodado está próximo de virar uma realidade em Santa Catarina. Aplicado apenas em outros países do mundo, o formato “free flow” permite que a pessoa pague apenas pelo trecho percorrido e não em cada uma das praças instaladas, como funciona atualmente. Aqui no Estado, a CCR ViaCosteira, responsável pelo trecho Sul da BR-101, já estuda como implantar a cobrança diferenciada.
Continua depois da publicidade
PRF libera acostamento da BR-101 em SC como terceira faixa
Segundo o gerente de atendimento da concessionária, Diogo Elias Stieblet, está nos planos implantar o formato no trecho de 220 quilômetros que vai de Paulo Lopes a São João do Sul, na divisa com o Rio Grande do Sul. Atualmente, são quatro estruturas instaladas para cobrar pedágio ao longo da rodovia.
Para que a implantação do “free flow” ocorra, no entanto, é necessária uma mudança na legislação nacional. Stieblet conta que o contrato da BR-101 Sul com o governo federal já permite a cobrança pelo quilômetro rodado, mas ainda precisa ocorrer a inclusão da permissão por lei.
O gerente é otimista quanto a esta etapa e já prevê a implantação do modelo em SC. Ouça abaixo a entrevista completa do representante da CCR ViaCosteira à CBN Floripa, durante o programa CBN Hub:
Continua depois da publicidade
Leia também:
Michel Teló é procurado pela Justiça de SC em processo sobre acidente de trânsito