Bom dia! É quinta-feira, 6 de novembro de 2025, e o Café com Ânderson está servido. Leia abaixo:

Continua depois da publicidade

Otimista

Mesmo em meio a uma crise sem precedentes dentro da casa bolsonarista, o governador Jorginho Mello (PL) não muda o tom habitual. Conhecido por não expor descontentamentos e manter o otimismo mesmo em cenários desfavoráveis, ele afirma que a situação está sob controle. Em resposta dada a este colunista, nesta quarta-feira (5), na Casa D’Agronômica, sinalizou que não está preocupado com o quadro turbulento entre os bolsonaristas.

Realidade

Jorginho mantém o discurso otimista de que apenas a chapa dele está em debate. Por outro lado, há quem o alerte de que a turbulência entre os aliados bolsonaristas pode sair do controle e crescer em uma proporção que fuja da alçada do governador. Carlos Bolsonaro, por exemplo, já vem sinalizando que pode colocar Jorginho na mira.

Não cede

Uma demonstração de que o otimismo de Jorginho talvez precise ter limites é a posição da deputada estadual Ana Campagnolo (PL). Até o momento, ela não recuou, e nem demonstra intenção de fazê-lo. Mesmo diante dos ataques dos filhos de Jair Bolsonaro, de Jorge Seif e de outros nomes ligados ao bolsonarismo nacional, ela segue com o pé no acelerador.

Proeza (1)

Ao afirmar, durante uma sessão no Senado, que Ana Campagnolo “não era nada até ontem, que era professora, e agora tá se achando líder da direita em Santa Catarina”, o senador Jorge Seif (PL) conseguiu unir direita e esquerda, neste caso, contra ele.

Continua depois da publicidade

Proeza (2)

A declaração repercutiu mal porque ficou evidente que Seif tentou atingir a deputada ao citar sua origem como professora. Já bastante criticado nas redes sociais por outros posicionamentos, o senador tornou-se alvo mais uma vez, inclusive de aliados da direita.

União abre a casa

Os deputados integrantes da Federação União Progressista em SC se reuniram nesta quarta-feira (5). Entre as conversas, esteve a disposição do União Brasil em receber eventuais nomes bolsonaristas dissidentes da crise do PL. A deputada federal Carol de Toni, assim como a deputada estadual Ana Campagnolo, serão convidadas a se filiar à sigla.

Presente

O deputado estadual Vicente Caropreso, que está de saída do PSDB, participou da reunião da federação. Ele está de malas prontas para se filiar ao União Brasil no início de 2026.

Esquerda unida

Lideranças da esquerda catarinense se reuniram na manhã desta quarta-feira (5), em Florianópolis. O encontro ocorreu nos gabinetes do presidente do PT-SC, deputado Fabiano da Luz, e do deputado Marquito (Psol). O grupo focou na análise da conjuntura atual e na busca por união com outros partidos progressistas. Reuniões com outras siglas, como PSB e Rede, devem ocorrer na próxima semana, somando-se a PT, PV, PCdoB e Psol, que estiveram presentes.

Continua depois da publicidade

Crítica pela mobilidade (1)

O deputado estadual Ivan Naatz (PL) criticou, nesta quarta-feira (5), a mobilidade urbana de Florianópolis e mirou as reclamações no prefeito da Capital, Topazio Neto (PSD). Naatz apontou “falta de liderança e de iniciativa para encaminhar projetos e alternativas que resolvam os problemas de mobilidade urbana, principalmente no que se refere à Via Expressa, principal rota de acesso à Ilha de Santa Catarina”.

Crítica pela mobilidade (2)

Mesmo reconhecendo que a Via Expressa é de competência federal, por se tratar de um prolongamento da BR-282, Ivan Naatz afirmou que o prefeito falha ao não buscar articulação e parcerias entre as diferentes esferas de governo, com o setor produtivo e com as prefeituras e Câmaras de Vereadores da Grande Florianópolis, em torno de projetos alternativos e inovadores.

Filantrópicos

Representantes das entidades que reúnem os hospitais filantrópicos de Santa Catarina participaram, nesta semana, de um encontro em Brasília com parlamentares e autoridades da saúde para discutir temas prioritários para o fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS) no Estado. O principal tema debatido foi a recomposição do teto MAC (Média e Alta Complexidade), que define o limite financeiro destinado aos serviços de média e alta complexidade do SUS. Santa Catarina está entre os estados com o menor teto proporcional de média e alta complexidade do país.

Incendiou

O que era para ser uma sessão protocolar do Pleno do Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJ-SC), com a aprovação dos nomes de 11 novos desembargadores, tornou-se mais um capítulo do ano agitado do Judiciário catarinense nesta quarta-feira (5). O Pleno reúne todos os 96 desembargadores do Tribunal. Foi diante de um plenário quase lotado que a sessão pública expôs o caso de uma juíza alvo de apuração interna por perturbação do sossego e suposto excesso contra PMs. A leitura do caso, feita pelo corregedor Luiz Fornerolli, chamou a atenção de quem estava presente e surpreendeu.

Continua depois da publicidade

Teve mais

Durante o debate sobre o caso da juíza, os desembargadores Francisco Oliveira Neto, presidente do TJ-SC, e Jaime Machado Junior bateram boca. Jaime reclamou do presidente por uma intervenção enquanto falava e disparou: “Vossa excelência tem que aprender a escutar.” Oliveira Neto respondeu: “Não tenho que aprender mais nada, excelência. Já aprendi o que tinha para aprender. Se vossa excelência não quer, pode sair da sessão” — o que foi rejeitado por Jaime.

Selfie

Em meio à cerimônia que marcou R$ 1,2 bilhão em investimentos privados em Santa Catarina, na Casa D’Agronômica, em Florianópolis, nesta quarta-feira (5), um clique (veja a foto abaixo) chamou atenção pelo simbolismo: o governador Jorginho Mello, o secretário da Fazenda Cleverson Siewert, o diretor de Administração Tributária, Dilson Takeyama, os conselheiros do TCE, Herneus de Nadal e José Ney Ascari, e o 2º vice-presidente do Sindifisco-SC, José Antônio Farenzena, apareceram lado a lado, abraçados e sorrindo.

Clima

A imagem, registrada durante a assinatura dos novos contratos do Prodec, Pró-Emprego e TTD 489, ilustra bem o clima atual entre o Executivo, os operadores do controle externo e os auditores fiscais.

Veja fotos da coluna

Continua depois da publicidade