Na próxima segunda-feira o juiz Sérgio Moro estará em Florianópolis para uma palestra no evento “Desafios do Sistema de Justiça frente ao Crime Organizado”. A participação do magistrado, conhecido pela atuação na operação Lava-Jato, será entre 9h e 11h, na sede do Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJ-SC). Ele fará a palestra de abertura. Os 600 espaços destinados estarão totalmente lotados. As inscrições estão esgotadas.
Continua depois da publicidade
O evento será voltado para servidores que atuem como assessores na área criminal e magistrados do TJ, membros do Ministério Público de Santa Catarina (MPSC), magistrados federais, procuradores da República e alunos da Escola Superior de Magistratura do Estado de Santa Catarina e da Escola do MPSC. Também vão palestrar durante o evento o ministro Luís Roberto Barroso (STF), o ministro Rogério Schietti Cruz (STJ) e o promotor de justiça Sérgio Bruno Fernandes (MPDFT).
Nenhum deles deve falar com a imprensa antes ou depois das palestras, de acordo com a assessoria do TJ. O credenciamento dos meios de comunicação interessados em cobrir o evento terminou na quinta-feira. Sem o cadastro, não será possível entrar no evento. A orientação da organização é que na segunda-feira os espectadores cheguem cedo no evento. As portas do auditório serão abertas às 8h. As atividades vão até as 19h.
Veja também as publicações de Upiara Boschi
Continua depois da publicidade
Gratuidade a ex-jogadores
Foi aprovado em dois turnos na Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc) nesta semana o projeto do deputado estadual Cleiton Salvaro (PSB) que prevê gratuidade a ex-jogadores de futebol para a entrada nos estádios do Estado em dias jogos. A redação final vai agora para a sanção do governador Eduardo Pinho Moreira (MDB).
Pelo texto, fica garantido o direito ao ex-atleta profissional que tenha disputado a primeira divisão do Campeonato Catarinense por cinco anos, ininterruptos ou não. A Associação de Garantia ao Atleta Profissional de Santa Catarina (Agap-SC) precisará emitir uma carteira de gratuidade com validade de um ano e com necessidade de renovação.
Homenagem
A própria entidade deve determinar quantos assentos serão destinados aos beneficiados em cada jogo. Esse número não pode passar de 20. Os clubes vão definir o local específico dentro do estádio para os ex-atletas.
Segundo Salvaro, na justificativa para o projeto, essa é uma homenagem: “É o reconhecimento aqueles que, profissionalmente, proporcionaram momentos de alegria ao torcedor”. O deputado ainda enxerga uma possibilidade de os ex-jogadores estarem próximos aos profissionais em atividade, o que abriria uma porta para a reinserção no mercado de trabalho.
Adiou
Os recursos de três construtoras adiaram a definição da empresa que fará a obra do último lote do acesso ao sul da Ilha e ao Aeroporto de Florianópolis. Os envelopes seriam abertos ontem à tarde, mas o Deinfra suspendeu o ato por conta das ações da Continental, Engeplan e Conserva. Ainda não há uma nova data para a sessão.
Continua depois da publicidade
Pirataria
A Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Florianópolis lança na segunda-feira uma campanha contra a pirataria. O ato oficial será em uma coletiva de imprensa, às 9h.
Film Comission
Foi assinado ontem à tarde um documento que sela a parceria entre o Sindicato da Indústria do Audiovisual de SC (SantaCrine), prefeitura de Florianópolis, Associação Cultural Panvision e Florianópolis e Região Convention & Visitors Bureau para que as entidades se comprometam a trabalhar em prol do desenvolvimento da Film Comission de Florianópolis. A comissão se dedicará à busca produções audiovisuais para a Capital. O próximo passo é a publicação de um decreto, por parte da prefeitura, determinando como se dará a liberação dos espaços públicos para a utilização em locações de filmes a serem realizados na cidade.