Os primeiros movimentos da nova composição da Câmara de Vereadores de Florianópolis mostram que o prefeito Gean Loureiro (DEM) continua com predomínio no Legislativo. Com a eleição de Roberto Katumi (PSD) para a presidência com 15 votos ficou desenhada a maioria entre os 23 parlamentares. Além disso, nos próximos dias Gean fará uma troca na liderança do governo no Câmara: volta Renato da Farmácia (PSDB) e sai Claudinei Marques (Republicanos). A mudança será oficializada pelo prefeito nos próximos dias.
Continua depois da publicidade
Veja como foram as cerimônias de posse das maiores cidades de Santa Catarina
Renato foi líder em 2019, no mesmo ano da presidência de Katumi. No começo de 2020 Gean trocou o agora tucano por Claudinei. A volta de Renato à função foi definida dentro da base aliada no Legislativo.
Sinais iniciais
A nova composição da Câmara já deu seus primeiros sinais durante a posse a escolhe do presidente. A oposição se desenhou pelos partidos de esquerda como PSOL e PT, além do PL, através de Maikon Costa. O parlamentar chegou a se candidatar ao cargo de presidente, mas depois declarou apoio à colega Maryanne Mattos (PL), que acabou com dois votos. Marquito (PSOL), o vereador mais votado de 2020, também concorreu e levou quatro votos: os três pessolistas e Carla Ayres (PT).
As duas abstenções podem ser analisadas de diferentes formas. João Luiz da Bega (PSC) é da base governista, mas não votou em Katumi e nem nos demais candidatos. Sinal do descontentamento dele como o novo presidente. Já Manu Vieira (Novo), seguiu uma linha que o próprio partido adota nos demais parlamentos e mostrou um posicionamento independente.
Continua depois da publicidade
Para finalizar, uma outra análise que pode ser feita e merece ser acompanhada: João do Bericó (PSL), o único vereador do partido do governador Carlos Moisés da Silva (PSL) em Florianópolis, também votou com a base governista. A conferir se ele vai trabalhar pelsa convicções próprias ou se há um indiciativo de aproximação de Moisés com Gean na Capital catarinense.