nsc
dc

Política

Veja como foram as cerimônias de posse das maiores cidades de Santa Catarina

Cerimônias tiveram restrições no número de convidados, com cidades que fizeram eventos apenas para os eleitos

01/01/2021 - 05h00 - Atualizada em: 02/01/2021 - 12h35

Compartilhe

Cláudia
Por Cláudia Morriesen
Gean Loureiro tomou posse como prefeito reeleito em Florianópolis
Gean Loureiro tomou posse como prefeito reeleito em Florianópolis
(Foto: )

As posses dos prefeitos eleitos e reeleitos em Santa Catarina ocorreram nesta sexta-feira, 1º de janeiro. As cerimônia seguiram modelo semelhante ao dos anos anteriores, mas a pandemia do novo levou muitas cidades a adotarem cerimônias sem a presença de convidados. Ao longo de todo o dia, foram empossados prefeitos, prefeitas, vice-prefeitos, vice-prefeitas, vereadores e vereadoras. 

> Saiba como receber notícias do NSC Total no WhatsApp

Entre as maiores cidades do Estado, Florianópolis, Palhoça, São José, Criciúma, Chapecó e Lages tiveram cerimônias que contaram apenas com a presença dos eleitos e de servidores que irão organizar o evento. Já em Joinville, Blumenau, Itajaí e Balneário Camboriú, os eleitos puderam levar convidados, mas houve regras para garantir o distanciamento entre as pessoas.

Florianópolis

O prefeito Gean Loureiro (DEM), que foi reeleito, tomou posse ao lado do vice-prefeito eleito, Topázio Silveira Neto (Republicanos). No total, 23 vereadores foram empossados também na Capital.

> Veja como foi a posse do prefeito Gean Loureiro e dos vereadores de Florianópolis

> Dagmara: Prefeitos e vereadores dão péssimo exemplo com posses presenciais

Joinville

O prefeito eleito Adriano Silva (Novo) e a vice-prefeita eleita Rejane Gambin (Novo) foram empossados para suas primeiras gestões. Houve também a posse de 19 vereadores eleitos — destes, quatro foram reeleitos para um novo mandato. 

> Veja como foi a posse do prefeito Adriano Silva e dos vereadores de Joinville

Blumenau

Mário Hildebrant, que foi reeleito prefeito de Blumenau, tomou posse com a vice-prefeita eleita Maria Regina de Souza Soar (PSDB). Hildebrandt fez um discurs de posse em que destacou obras, ações contra a pandemia e concessões na área do turismo. Os 15 vereadores também empossados — destes, oito conquistaram a reeleição.

> Veja como foi a posse do prefeito Mario Hildebrandt e dos vereadores de Blumenau

São José

Orvino Coelho de Ávila (PSD) foi empossado para seu primeiro mandato como prefeito de São José. Michel Schlemper (MDB) tomou posse como vice-prefeito. Também tomaram posse 19 vereadores — seis foram reeleitos. Após o ato solene, os vereadores empossados elegeram a Mesa Diretoria da Câmara de Vereadores para o primeiro biênio de mandato. Méri Hang (PSD) foi escolhida como presidente da Câmara, e Constâncio Krummel Maciel Neto (DEM) será o vice. A chapa recebeu 17 dos 19 votos possíveis.

Palhoça

Eduardo Freccia (PSD) e o vice-prefeito eleito Amaro Junior (MDB) tomaram posse em cerimônia na noite de sexta-feira. Foram empossados 17 vereadores, dos quais dez já estavam no mandato de 2017-2020.

"Somos e continuaremos a ser uma cidade em construção", diz Eduardo Freccia

Chapecó

João Rodrigues (PSD) foi empossado o novo prefeito de Chapecó ao lado de Itamar Agnoletto (PP), e dos 21 vereadores eleitos. Leia sobre a cerimônia.

"A partir de hoje, não tem eles nem nós, tem Chapecó acima de tudo", diz João Rodrigues.

Lages

O prefeito Antonio Ceron, o vice-prefeito Juliano Polese e os 16 vereadores foram empossados nesta manhã. Leia sobre a cerimônia.

"Diferenças políticas, ideologicas e pessoais não podem se sobrepor aos interesses das pessoas", diz Ceron na posse.

Criciúma

Clésio Salvaro (PSDB), que foi reeleito, tomou posse ao lado de seu vice, Ricardo Fabris (PSD) na noite desta sexta-feira (1º). Clésio também destacou ações tomadas para conter o avanço da pandemia e prometeu empenho em busca de imunização contra a Covid-19 para a população da cidade. Foram empossados também 17 vereadores.

> Veja como foi a posse do prefeito Clésio Salvaro e dos 17 vereadores em Criciúma

Balneário Camboriú

Fabricio Oliveira (Podemos), que foi reeleito prefeito de Balneário Camboriú, tomou posse ao lado do vice, Carlos Humberto (PL), e dos 19 vereadores eleitos. Cada eleito pôde levar dois convidados. Ao todo foram 38 convidados e 21 eleitos. Para obedecer os 30% da ocupação apenas 46 convidados puderam estar no plenário.

"Poder público tem que, antes de saber atender o turista, cuidar dos que aqui vivem", diz Fabricio Oliveira 

Itajaí

Volnei Morastoni (MDB) e Marcelo Sodré (PDT) foram empossados prefeito e vice-prefeito de Itajaí, respectivamente. Os 17 vereadores.eleitos também foram empossados. Prefeito, vice e vereadores puderam levar três candidatos cada um. 

> Veja como foi a posse do prefeito Volnei Morastoni e dos 17 vereadores de Itajaí

Colunistas