As posses dos prefeitos eleitos e reeleitos em Santa Catarina ocorreram nesta sexta-feira, 1º de janeiro. As cerimônia seguiram modelo semelhante ao dos anos anteriores, mas a pandemia do novo levou muitas cidades a adotarem cerimônias sem a presença de convidados. Ao longo de todo o dia, foram empossados prefeitos, prefeitas, vice-prefeitos, vice-prefeitas, vereadores e vereadoras.
Continua depois da publicidade
> Saiba como receber notícias do NSC Total no WhatsApp
Entre as maiores cidades do Estado, Florianópolis, Palhoça, São José, Criciúma, Chapecó e Lages tiveram cerimônias que contaram apenas com a presença dos eleitos e de servidores que irão organizar o evento. Já em Joinville, Blumenau, Itajaí e Balneário Camboriú, os eleitos puderam levar convidados, mas houve regras para garantir o distanciamento entre as pessoas.
Florianópolis
O prefeito Gean Loureiro (DEM), que foi reeleito, tomou posse ao lado do vice-prefeito eleito, Topázio Silveira Neto (Republicanos). No total, 23 vereadores foram empossados também na Capital.
> Veja como foi a posse do prefeito Gean Loureiro e dos vereadores de Florianópolis
Continua depois da publicidade
> Dagmara: Prefeitos e vereadores dão péssimo exemplo com posses presenciais
Joinville
O prefeito eleito Adriano Silva (Novo) e a vice-prefeita eleita Rejane Gambin (Novo) foram empossados para suas primeiras gestões. Houve também a posse de 19 vereadores eleitos — destes, quatro foram reeleitos para um novo mandato.
> Veja como foi a posse do prefeito Adriano Silva e dos vereadores de Joinville
Blumenau
Mário Hildebrant, que foi reeleito prefeito de Blumenau, tomou posse com a vice-prefeita eleita Maria Regina de Souza Soar (PSDB). Hildebrandt fez um discurs de posse em que destacou obras, ações contra a pandemia e concessões na área do turismo. Os 15 vereadores também empossados — destes, oito conquistaram a reeleição.
> Veja como foi a posse do prefeito Mario Hildebrandt e dos vereadores de Blumenau
São José
Orvino Coelho de Ávila (PSD) foi empossado para seu primeiro mandato como prefeito de São José. Michel Schlemper (MDB) tomou posse como vice-prefeito. Também tomaram posse 19 vereadores — seis foram reeleitos. Após o ato solene, os vereadores empossados elegeram a Mesa Diretoria da Câmara de Vereadores para o primeiro biênio de mandato. Méri Hang (PSD) foi escolhida como presidente da Câmara, e Constâncio Krummel Maciel Neto (DEM) será o vice. A chapa recebeu 17 dos 19 votos possíveis.
Palhoça
Eduardo Freccia (PSD) e o vice-prefeito eleito Amaro Junior (MDB) tomaram posse em cerimônia na noite de sexta-feira. Foram empossados 17 vereadores, dos quais dez já estavam no mandato de 2017-2020.
Continua depois da publicidade
“Somos e continuaremos a ser uma cidade em construção”, diz Eduardo Freccia
Chapecó
João Rodrigues (PSD) foi empossado o novo prefeito de Chapecó ao lado de Itamar Agnoletto (PP), e dos 21 vereadores eleitos. Leia sobre a cerimônia.
“A partir de hoje, não tem eles nem nós, tem Chapecó acima de tudo”, diz João Rodrigues.
Lages
O prefeito Antonio Ceron, o vice-prefeito Juliano Polese e os 16 vereadores foram empossados nesta manhã. Leia sobre a cerimônia.
Criciúma
Clésio Salvaro (PSDB), que foi reeleito, tomou posse ao lado de seu vice, Ricardo Fabris (PSD) na noite desta sexta-feira (1º). Clésio também destacou ações tomadas para conter o avanço da pandemia e prometeu empenho em busca de imunização contra a Covid-19 para a população da cidade. Foram empossados também 17 vereadores.
Continua depois da publicidade
> Veja como foi a posse do prefeito Clésio Salvaro e dos 17 vereadores em Criciúma
Balneário Camboriú
Fabricio Oliveira (Podemos), que foi reeleito prefeito de Balneário Camboriú, tomou posse ao lado do vice, Carlos Humberto (PL), e dos 19 vereadores eleitos. Cada eleito pôde levar dois convidados. Ao todo foram 38 convidados e 21 eleitos. Para obedecer os 30% da ocupação apenas 46 convidados puderam estar no plenário.
Itajaí
Volnei Morastoni (MDB) e Marcelo Sodré (PDT) foram empossados prefeito e vice-prefeito de Itajaí, respectivamente. Os 17 vereadores.eleitos também foram empossados. Prefeito, vice e vereadores puderam levar três candidatos cada um.
> Veja como foi a posse do prefeito Volnei Morastoni e dos 17 vereadores de Itajaí