nsc
dc

1º de janeiro

Em meio à pandemia, posses de prefeitos e vereadores eleitos terão eventos presenciais em SC

Algumas cidades de SC programam evento com a presença de convidados

10/12/2020 - 05h00 - Atualizada em: 30/12/2020 - 11h22

Compartilhe

Maria Eduarda
Por Maria Eduarda Dalponte
Eventos presenciais de posse de prefeito e vereadores nas principais cidades de SC estão mantidos
Eventos presenciais de posse de prefeito e vereadores nas principais cidades de SC estão mantidos
(Foto: )

Passadas as eleições 2020, as cidades catarinenses preparam para 2021 as posses de prefeitos e vereadores eleitos e reeleitos. Mesmo em meio à pandemia da Covid-19, os principais municípios do Estado haviam optado por manter o evento presencial para os políticos que serão empossados, seguindo os protocolos de saúde. Com a aproximação das festas de fim de ano e com o agravamento constante da pandemia, algumas cidades voltaram atrás e preparam uma solenidade apenas para os empossados. De praxe, as Câmaras de Vereadores organizam as cerimônias de posse, que acontecem geralmente no primeiro dia do ano em que começam os novos mandatos.

Palhoça, na Grande Florianópolis, planejava reunir cerca de 114 pessoas, contando convidados e políticos eleitos, no Auditório da Faculdade Municipal da cidade. No dia 29 de dezembro, os vereadores optaram por uma cerimônia sem convidados. 

Florianópolis, Criciúma e Chapecó organizam a solenidade apenas para vereadores, prefeitos e vices, com transmissão pelas redes sociais, em função da situação atual de disseminação do coronovírus em Santa Catarina. Quatro das principais cidades de SC permitirão a presença de convidados: Itajaí, Joinville, Blumenau e Balneário Camboriú. 

> Argentina é o 1º país da América Latina a aplicar a Sputnik V

De acordo com o mapa de risco divulgado no dia 30 de dezembro, 12 das 16 regiões de Santa Catarina estão em nível gravíssimo para coronavírus. O governo de SC anunciou muitas liberações no final do ano de 2020, como a realização de eventos sociais em regiões com o nível gravíssimo e a autorização da ocupação máxima da rede hoteleira. 

Confira o planejamento das posses nas principais cidades de SC

Florianópolis

A capital catarinense irá realizar o evento no dia 1º de janeiro, às 17h, na Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc). A Câmara de Vereadores tinha uma perspectiva otimista para a consumação da solenidade e estimava que cada político eleito iria poder levar de 2 a 3 convidados. Com a evolução negativa do quadro da pandemia, o Legislativo decidiu realizar a cerimônia apenas com os políticos eleitos presentes e com uma equipe reduzida necessária para a efetivação do ato.

> Gean Loureiro é reeleito prefeito de Florianópolis no primeiro turno

> Florianópolis e Joinville não terão cerimônia de diplomação de eleitos

Ao todo, são 25 pessoas que tomarão posse: o prefeito, o vice e os 23 vereadores. O público externo poderá acompanhar o evento pela TV CMF, no canal 11.2 da TV aberta, e também no YouTube e Facebook oficiais da Câmara de Vereadores Municipal. 

Palhoça

Palhoça, na Grande Florianópolis, organizava a cerimônia de posse no Auditório da Faculdade Municipal. O local havia sido escolhido por ser maior e possuir muitas janelas. Com capacidade para 380 pessoas, 114 estariam presentes no local. 

Com a aproximação da virada do ano, o presidente da Câmara, juntamente com os demais vereadores, voltou atrás e optou pela realização da solenidade no Plenário da Câmara às 18h do primeiro dia de 2021.

> Saiba quem são os vereadores eleitos em Palhoça nas Eleições 2020

> Eduardo Freccia é eleito prefeito de Palhoça nas Eleições 2020

Com a nova programação, a posse e a eleição da mesa diretora, que não contariam com transmissão ao vivo, serão transmitidas pelo YouTube, Facebook e TV Câmara de Palhoça.

Itajaí

Na Câmara de Vereadores de Itajaí o evento acontecerá às 17h do dia primeiro de janeiro. Na solenidade estarão presentes os vereadores, prefeito e vice eleitos e até 3 convidados de cada. O Plenário tem, ao todo, 289 cadeiras para o público, e 57 delas serão ocupadas. Os empossados ficarão reunidos no palco. 

> Volnei Morastoni (MDB) é reeleito prefeito de Itajaí

Haverá transmissão pelo Youtube e Facebook da Camâra e, segundo Ato da Presidência, que define regras para a realização da cerimônia de posse dos eleitos para a Legislatura 2021-2024, a Secretaria de Comunicação e Promoção Social deve estar ciente que precisará preparar uma cerimônia totalmente online, caso haja um agravamento da pandemia. Nesse caso, apenas os agente políticos eleitos poderão estar presentes.

A região da Foz do Rio Itajaí e do Extremo Oeste são as únicas que estão em laranja no mapa de risco de Santa Catarina, figurando o nível grave. Caso o mapa se mantenha dessa forma, o evento contará com convidados. A dispensa do público e a realização de uma cerimônia restrita aos políticos eleitos se dará apenas se houver um agravamento da pandemia:

— A cerimônia de posse dos eleitos seguirá estritamente as normas nacionais e estaduais de saúde, com até 30% da ocupação do Plenário, calculado de acordo com o limite de pessoas estipulado pelo Corpo de Bombeiros. A normativa já prevê que, conforme o agravamento do risco de contágio neste final de ano, apenas os eleitos participarão da cerimônia e o público poderá acompanhar através do Canal da Câmara no YouTube que fará a transmissão on-line. De qualquer forma, haverá sempre o respeito com relação ao distanciamento, fornecimento de álcool gel e a obrigatoriedade do uso da máscara — explica o presidente da Câmara, Paulinho Amândio (PDT).

Criciúma

A cerimônia de posse em Criciúma será realizada às 20h no dia primeiro de janeiro no Teatro Elias Angeloni. A Câmara de Vereadores realizará a transmissão ao vivo por meio de seu canal no Youtube. Apenas os eleitos, imprensa e funcionários indispensáveis à realização dos trabalhos serão autorizados a comparecer na solenidade. Na mesma sessão será realizada a eleição da Mesa Diretora para o biênio 2021/2022.

> Veja quem são os 17 vereadores eleitos em Criciúma

> Clésio Salvaro é reeleito prefeito de Criciúma com 72,36% dos votos válidos

Chapecó

No dia primeiro de janeiro, os políticos eleitos em Chapecó tomarão posse às 9h em uma sala no Centro de Eventos da cidade. Na situação atual de disseminação do coronovírus, apenas os empossados poderão participar presencialmente e a imprensa precisará fazer o credenciamento. Segundo a Câmara Municipal, os eleitos seguirão o distanciamento, usarão álcool e haverá medição de temperatura na entrada.

> João Rodrigues (PSD) é eleito prefeito de Chapecó

Se o Estado estiver em bandeira laranja, cada político eleito poderá levar até 3 convidados. Nos dois casos o público externo pode acompanhar a cerimônia no Youtube da Câmara e também pelo site.

Blumenau

Inicialmente, Blumenau organizava a cerimônia de posse para o dia primeiro às 15h no Teatro Carlos Gomes. Uma nova definição determina que a posse acontecerá às 17h no Plenário da Câmara de Vereadores. Cada eleito terá o direito de convidar até cinco pessoas, que deverão permanecer no gabinete do empossado, com exceção da presença de apenas um dos convidados durante a cerimônia em plenário.

Após a solenidade de posse, será feita a eleição para a Mesa Diretora pelos primeiros dois anos de legislatura. Tanto a posse quanto a eleição terão transmissão ao vivo pela TVL no canal 14 da NET, pelo site da Câmara e pelo canal da TVL no Youtube.

> Mário Hildebrandt é eleito prefeito de Blumenau nas Eleições 2020

Joinville

Em Joinville, a cerimônia de posse irá acontecer às 17h no Plenário da Câmara. Será obrigatório usar máscara. Casa eleito poderá levar um convidado. Ao todo, serão 21 empossados e 42 convidados. O plenário tem capacidade para cerca de 250 pessoas. A solenidade contará com transmissão ao vivo pelo Youtube da Câmara.

> Adriano Silva vence Darci de Matos e é eleito prefeito de Joinville

São José

A Câmara de Vereadores de São José irá manter o cerimonial, mas com solenidade restrita aos empossados. No mesmo evento, acontecerá a eleição da mesa diretora para o próximo biênio (2021/22). A transmissão começa às 18h pela TV Câmara 10.2, Facebook, Youtube e site da Câmara.

> Orvino Coelho de Ávila é eleito prefeito de São José

> Conheça os 19 vereadores eleitos em São José nas Eleições 2020

Balneário Camboriú

A posse do prefeito, vice e dos 19 vereadores eleitos em Balneário Camboriú acontecerá no dia primeiro de janeiro às 17h, no Plenário da Câmara. Cada eleito poderá levar dois convidados. Ao todo são 38 convidados e 21 eleitos. Para obedecer os 30% da ocupação apenas 46 convidados podem estar no plenário.

> Fabricio Oliveira (Podemos) é reeleito prefeito de Balneário Camboriú

A solenidade terá transmissão pela Rádio Câmara (101,5 FM), TV Câmara (no canal 39.5 da CCS TV), Facebook, YouTube e site do Legislativo.

Lages

A cerimônia de posse em Lages acontecerá no dia primeiro de janeiro às 10h na Câmara de Vereadores. A solenidade ficará restrita aos vereadores e aos funcionários do Legislativo necessários para realizar o evento e a transmissão através da TV Câmara de Lages. 

Além dos 16 vereadores, o prefeito e o vice serão empossados no evento. Após o ato, os vereadores procedem à eleição da Mesa Diretora da Câmara para o biênio 2021-2022. 

Colunistas