nsc
dc

Eleições 2020

Eleições 2020: João Rodrigues (PSD) é eleito prefeito de Chapecó

Rodrigues foi eleito com 47,66% dos votos neste domingo (15) e fará seu terceiro mandato como prefeito de Chapecó

15/11/2020 - 22h45

Compartilhe

Lucas
Por Lucas Paraizo
João Rodrigues
João Rodrigues liderava as pesquisas de intenção de voto na cidade
(Foto: )

João Rodrigues (PSD) será o novo prefeito de Chapecó. O candidato do PSD foi eleito neste domingo (15) com a maioria dos votos na principal cidade do Oeste catarinense. Com a vitória nas eleições 2020, Rodrigues terá o seu terceiro mandato como prefeito de Chapecó, após comandar o Executivo municipal entre 2005 e 2010.

> Acompanhe a apuração de votos em tempo real

João Rodrigues contabilizou 47,66% dos votos. Em segundo lugar, Cleiton Fossá (MDB) conquistou 20,72%.

Rodrigues tem 53 anos e já era apontado pelas pesquisas encomendadas pela NSC como possível vencedor da eleição. Com longa carreira política em Santa Catarina, ele já foi deputado federal por dois mandatos, eleito em 2010 e 2014, e também atuou como Secretário de Estado da Agricultura e Pesca. Eleito ao lado dele como vice-prefeito, Itamar Agnoletto (PP) tem 56 anos e era vereador em Chapecó.

Antes de ser eleito prefeito de Chapecó pela primeira vez, em 2004, Rodrigues ocupou também a cadeira de prefeito da vizinha Pinhalzinho e, por dois anos, foi deputado estadual.

> Acompanhe o resultado das Eleições 2020 nas capitais do Brasil

Em 2018, João Rodrigues chegou a ser preso pela Polícia Federal em função de uma condenação por crimes fiscais e de licitações enquanto era prefeito de Pinhalzinho. Ele recebeu uma pena de cinco anos e três meses de prisão, em regime inicialmente semiaberto. Em recursos ao STF, Rodrigues conseguiu a recuperação dos direitos políticos e conseguiu o direito de participar da eleição deste ano.

Confira o que mudou nas Eleições 2020

Leia também:

> Atraso na apuração de votos foi causada por fila, diz TSE

Colunistas