nsc
dc

Eleições 2020

Atraso na apuração de votos foi causado por fila, diz TSE

Por questão de segurança, todas as informações são centralizadas em sistema do TSE em Brasília

15/11/2020 - 18h06 - Atualizada em: 15/11/2020 - 21h12

Compartilhe

Lucas
Por Lucas Paraizo
Mateus
Por Mateus Boaventura
Apuração Florianópolis
Apuração no TRE em Florianópolis depende do sistema central do TSE
(Foto: )

Uma lentidão no processamento dos dados no sistema central do Tribunal Superior Eleitoral em Brasília, que recebe todas as informações do Brasil inteiro, pode interferir no prazo final para conclusão da contabilização dos votos da eleição. A apuração pode levar mais do que as três horas que estavam previstas pelo Tribunal Regional Eleitoral em Santa Catarina. 

Em nota divulgada às 19h30min, o TSE informa que os técnicos resolvem o problema do atraso inesperado, neste momento, para a retomada mais célere do processo de divulgação e ressaltou que o atraso não há relação com a tentativa de ataque cibernético registrada pela manhã.

> Acompanhe a apuração em tempo real das Eleições 2020

> Gean Loureiro é reeleito prefeito de Florianópolis no primeiro turno

À CBN Diário, o secretário de Tecnologia da Informação do TRE-SC, Eron Domingues, explicou que os dados estão chegando no sistema central, porém com mais lentidão do que o esperado. As primeiras urnas foram apuradas rapidamente até às 17h30min e fizeram, por exemplo, os números em Florianópolis alcançarem 77% das urnas. Depois disso, no entanto, uma “fila” no sistema central do TSE fez a atualização estagnar.

— Se o TSE conseguir liberar um pouco mais de infraestrutura, aí vai andando. Nossa previsão está um pouco comprometida neste momento, os dados estão sendo processados com mais lentidão do que estamos acostumados — disse Domingues à CBN Diário.

Por razões de segurança, todas as informações são centralizadas no sistema do TSE antes da divulgação. Por isso, cidades que já terminaram de apurar todos os votos ainda aparecem com 0% das urnas, pois todo o volume de dados aguarda a liberação do TSE. É o caso de Blumenau, por exemplo, onde a equipe da NSC TV confirmou que a leitura de todas as urnas já foi feita.

Em entrevista coletiva, o ministro Luís Roberto Barroso, presidente do TSE também falou sobre a lentidão:

— Dados chegaram para totalização, totalmente íntegros, apenas o processo de somar essas mais de 400 mil seções que enviaram material é que ficou extremamente lento em razão de um dos processadores ter sofrido um problema técnico. Portanto, agora estamos em torno de 50% dos votos já totalizados, com expectativa de que mais à frente um pouco possamos ter a definição. Em algumas capitais o resultado já foi totalmente finalizado.

Acompanhe ao vivo a cobertura do primeiro turno das Eleições 2020 em SC:

Conforme o TSE, às 19h20min deste domingo (15) cerca de 5,5% das urnas em SC haviam sido apuradas. A última atualização ocorreu às 17h56min. Durante o período em que os dados foram atualizados, apenas a pequena cidade de Ponte Alta do Norte teve 100% das urnas apuradas em Santa Catarina.

Nota de esclarecimento do TSE 

Em razão de uma lentidão no processo de totalização dos votos (soma dos votos), está ocorrendo um atraso para a divulgação dos resultados da apuração. 

Os dados estão sendo remetidos normalmente pelos Tribunais Regionais Eleitorais (TREs) e recepcionados normalmente pelo banco de totalização, que está somando o conteúdo de forma mais lenta que o previsto.

O problema está sendo resolvido pelos técnicos, para a retomada mais célere do processo de divulgação. Ressaltamos que não há nenhuma relação com o vazamento de dados pessoais de servidores e nenhuma relação com a tentativa de ataque cibernético registrada pela manhã.

O que mudou nas eleições 2020?

Além das mudanças pela pandemia do coronavírus, as eleições municipais de 2020 são marcadas por diversas mudanças. Entre elas, está a do fim das coligações partidárias para as eleições proporcionais e as alterações sobre horário do pleito. Confira todas as mudanças no resumo em vídeo com tudo sobre as Eleições 2020.

Leia também:

Eleitor poderá justificar voto pelo celular nas eleições 2020 com o e-Título

Acompanhe todas as informações do domingo de eleições em SC

Colunistas