Depois da polêmica nas redes sociais em torno de eventos para a recepção de calouros na Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), o governador Jorginho Mello (PL) fez críticas e até uma ameaça ao repasse de verba para a instituição. A afirmação ocorreu nesta segunda-feira (17), durante um almoço como empresários promovido pelo Movimento Floripa Sustentável, no Centro da Capital.
Continua depois da publicidade
Receba notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp
A fala foi feita quando ele analisava os investimentos em educação promovidos pelo governo do Estado. Jorginho, inicialmente, criticou a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), e depois fez referência às festas para os calouros. Jorginho chegou a dizer que houve “pessoal para fazer striptease”, e falou em “reduzir o percentual” de recursos destinados à Udesc diante deste cenário.
O percentual o qual Jorginho faz referência é o valor constitucional definido para repasse aos Poderes, o que também inclui a universidade. O governador afirmou que oficiou o reitor da universidade, José Fragalli, por conta dos atos. A coluna procurou a Udesc para se manifestar, mas até o momento não houve retorno.
Festas para calouros
Neste começo de 2025, dois eventos distintos ocorreram na Udesc para a recepção aos calouros. Um deles foi promovido pelos centros acadêmicos. A divulgação repercutiu nas redes sociais e foi motivo de críticas de deputados estaduais do PL. Em outro evento, a reitoria contratou uma artista de Florianópolis para uma palestra de boas-vindas aos estudantes.
Continua depois da publicidade
 
				 
                                    