A tarifa do transporte coletivo de Florianópolis tem uma semana decisiva. Até sexta-feira (31) a prefeitura deve anunciar o valor que estará em vigor a partir de 1º de janeiro de 2022. Pelo contrato com as empresas que prestam o serviço, o reajuste anual é calculado no final do ano para ser colocado em prática no ano seguinte. As discussões dentro da prefeitura continuam sem a confirmação do novo valor até esta segunda-feira (27).

Continua depois da publicidade

> Receba notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp

Atualmente, os valores são de R$ 4,38 para quem usa o cartão do Consórcio Fênix e R$ 4,50 para quem paga em dinheiro. No começo do mês, em entrevista à coluna, o prefeito de Florianópolis, Gean Loureiro, disse que a avaliação final será feita com os estudos feitos pelo grupo técnico do município. Ele não descarta que a prefeitura subsidie parte do valor, assim como ocorreu na revisão tarifária de 2019.

– Vamos avaliar quanto será o reajuste e quando a população poderá suportar – afirmou Gean.

Por conta da pandemia da Covid-19, as empresas e o município estão em constantes negociações nos últimos meses. O Consórcio Fênix discute com a prefeitura um reequilíbrio financeiro do contrato, inclusive com debates na Justiça. Ao mesmo tempo, o município espera uma ajuda do governo federal para a manutenção do serviço.

Continua depois da publicidade

Leia também:

Crônica de domingo: Desejo paz

Progressistas pode ir dividido para as Eleições 2022 em SC

Brasil enfrentará mais uma temporada de verão no improviso

O peso de João Rodrigues nas Eleições 2022