Comenta-se nos bastidores jurídicos e políticos que a OAB-SC terá em breve mais uma vaga para indicar ao Tribunal de Justiça (TJ-SC) pelo Quinto Constitucional. E já há um favorito ao posto de desembargador: Marcos Probst. Advogado de Carlos Moisés da Silva nos processos de impeachment, ele tornou-se um “André Mendonça” do governador.

Continua depois da publicidade

> Receba as principais informações de Santa Catarina pelo WhatsApp

Assim como o ministro da AGU indicado por Bolsonaro para o STF, Probst tem ampla proximidade com Moisés. O advogado catarinense, por enquanto, prefere dizer que tem outros planos para o futuro.

Para chegar até a vaga, entretanto, há um longo caminho. Isso porque a OAB adotou um novo rito para a indicação ao Quinto. Os candidatos precisam concorrer internamente, tanto por votos dos conselheiros estaduais como pelo voto dos associados. Depois disso, a lista passa pelo TJ-SC para, por último, chegar a Moisés.

Vaga atual

Os olhares atuais da advocacia, entretanto, estão voltados para a vaga de desembargador do Quinto Constitucional que está em andamento. Na próxima quarta-feira (21), os desembargadores mesmbros do TJ-SC se reúnem para votar entre os seis nomes escolhidos pela categoria. São favoritos Diogo Pitsica, Carlos Werner e Wilson Pereira Junior. Cabe ao Judiciário enviar uma lista tríplice ao governador para a decisão.

Continua depois da publicidade

Leia também:

Bastidores jurídicos estão agitados em Santa Catarina

Moisés escolhe Sandro Neis para vaga de desembargador no TJSC

STF dá razão à OAB-SC em disputa de Alex Santore por vaga de desembargador

Destaques do NSC Total