nsc

publicidade

Ânderson

Combate ao fogo

O soldado e o jabuti: a imagem do combate ao incêndio no Parque da Serra do Tabuleiro

Compartilhe

Por Ânderson Silva
12/09/2019 - 08h54 - Atualizada em: 12/09/2019 - 11h44
Soldado Leonardo Régis segura o jabuti encontrado próximo ao fogo na Serra do Tabuleiro (Foto: PM Ambiental)
Soldado Leonardo Régis segura o jabuti encontrado próximo ao fogo na Serra do Tabuleiro (Foto: PM Ambiental)

O trabalho dos bombeiros e policiais militares ambientais no combate ao incêndio no Parque Estadual da Serra do Tabuleiro pode ser resumido por uma imagem feita na tarde desta quarta-feira (11). Na foto, o soldado da Polícia Militar Ambiental (PMA) Leonardo Régis segura um jabuti que foi resgatado próximo às cinzas da maior área de preservação estadual de Santa Catarina.

Ele foi encontrado pelo tenente Eduardo, que também atua no combate à queimada em Palhoça. O policial relatou que havia saído do local para trocar um equipamento. Ao voltar, ouviu um barulho. Ele pensou que seria um policial perdido, mas encontrou o jabuti saindo do meio do mato, indo em direção às cinzas. Depois de localizá-lo, o tenente entregou o animal para o soldado.

O jabuti foi entregue a uma veterinária contratada pelo Instituto do Meio Ambiente (IMA) para ser levado ao Centro de Tratamento de Animais Silvestres (Cetas) do Ibama, no Rio Vermelho, em Florianópolis.

Em entrevista ao NSC Total, o professor Orlando Ferretti, do curso de Geografia da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) acredita que, além dos 558 hectares de vegetação já consumidos pelo fogo, animais em extinção em grande parte de Santa Catarina podem estar entre os mais afetados pela queimada.

A imagem do soldado com o jabuti na mão mostra a complexidade do cenário no parque estadual. Com 1 mil hectares queimados (1 mil campos de futebol), as perdas ainda são imensuráveis. O resgate do animal evidencia que os socorristas trabalham para preservar a área verde e também vidas.

Deixe seu comentário:

Ânderson Silva

Ânderson Silva

Ânderson Silva

Colunista da NSC Comunicação, publica diariamente informações relevantes sobre as decisões que impactam o catarinense, sem esquecer dos bastidores dos poderes. A rotina de Florianópolis em texto e imagens também está no radar da coluna.

anderson.silva@somosnsc.com.br

publicidade

publicidade

Mais colunistas

publicidade

publicidade