Anúncios feitos pelo governador Jorginho Mello (PL), nesta segunda-feira (5), preveem mudanças nos salários da Polícia Militar de Santa Catarina (PM-SC) e também a criação do quadro de militares temporários. A fala ocorreu durante o evento dos 190 anos corporação, no Centro de Ensino da PM-SC, na Trindade, em Florianópolis. As alterações, antes de entrarem em vigor, precisam ser aprovadas pela Assembleia Legislativa (Alesc).
Continua depois da publicidade
Receba notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp
Um dos pontos anunciados é a reestruturação da carreira de soldado, com a redução no número de classes. Atualmente, são três classes internas para a função. Segundo o governo, a medida vai permitir que os novos policiais ingressem na corporação com um salário-base maior. Após o reajuste de 21,5% aprovado na Alesc, o valor inicial do salário do soldado será de R$ 8.505,00. A ideia é tornar a carreira mais atrativa, e também um reconhecimento aos praças na linha de frente do atendimento à população.
Veja as fotos do evento dos 190 anos da PM-SC
O governador também confirmou algo que vinha em estudo dentro da PM-SC, que é a criação de uma quadro de militares temporários. Um projeto já chegou a tramitar dentro da Alesc, mas foi rejeitado por diferença de um voto em plenário. A ideia é que os militares temporários atuem em funções internas, permitindo que os efetivos estejam nas funções do dia a dia da PM, nas ruas. Além disso, os temporários não entrariam no regime previdenciário do Estado, o que ajuda a reduzir o impacto do déficit atual.
Jorginho ainda anunciou a criação de até 132 vagas no Quadro de Oficiais Especialistas (QOE), permitindo que praças possam ascender na carreira até o posto de capitão. A PM-SC afirma que ainda não tem detalhes dos projetos, e que eles tramitam dentro do governo do Estado.
Continua depois da publicidade











