Uma indústria que é potência em cerâmica em Santa Catarina anunciou, nesta semana, a suspensão da produção em duas unidades do Estado. Além disso, houve demissões de funcionários por conta da paralisação das atividades em ambas as fábricas. A Dexco, líder na produção de louças e metais sanitários no hemisfério e uma das líderes do segmento de revestimentos cerâmicos no Brasil, paralisou duas linhas, sendo uma em Criciúma e outra em Urussanga, ambas no Sul do Estado.

Continua depois da publicidade

Receba notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp

Segundo nota divulgada pela indústria, a decisão foi tomada em função da baixa demanda de mercado e em busca da “melhoria de indicadores de produtividades e eficiência”. O texto não descreve a quantidade de demissões, mas informações de pessoas ligadas ao setor indicam que seriam em torno de 120 desligamentos.

Veja fotos da empresa

A Dexco, que tem sede em São Paulo, adquiriu nos últimos anos algumas das principais indústrias cerâmicas de SC. Fazem parte do portifólio: Deca, Portinari, Hydra, Duratex, Castelatto, Ceusa e Durafloor. Ao todo, a empresa detém 23 unidades no Brasil e na Colômbia, sendo 18 fábricas e cinco unidades florestais.

Veja abaixo a íntegra da nota da Dexco:

Continua depois da publicidade

A Dexco informa que, em função da baixa demanda de mercado e buscando cada vez mais a melhoria de indicadores de produtividade e eficiência, decidiu suspender temporariamente as atividades de duas linhas de produção em Santa Catarina, uma na Unidade de Criciúma e outra na Unidade de Urussanga, e postergar o início da operação de uma nova linha na Unidade de Botucatu (SP). O funcionamento das demais linhas se mantém normalmente e garantimos aos nossos clientes que a ação não acarretará nenhum impacto no recebimento dos produtos. Como é natural neste tipo de situação, serão necessários ajustes na força de trabalho e, consequentemente, alguns desligamentos. Os colaboradores desligados contarão com um plano de apoio que inclui a concepção adicional de alguns benefícios (pagos a título de indenização, juntamente com as verbas rescisórias).