nsc
    nsc

    Saída

    Referência no combate ao coronavírus em SC, superintendente de Vigilância deixa o cargo

    Compartilhe

    Ânderson
    Por Ânderson Silva
    11/01/2021 - 17h23 - Atualizada em: 11/01/2021 - 17h31
    Raquel Bittencourt, agora ex-diretora de Vigilância em Saúde do governo do Estado
    Raquel Bittencourt, agora ex-diretora de Vigilância em Saúde do governo do Estado (Foto: Luís Debiasi/Agência Alesc)

    A superintendente de Vigilância em Saúde de Santa Catarina, Raquel Bittencourt, deixou o cargo. Ela era uma das referências no enfrentamento ao coronavírus no Estado. Com frequência foi a fonte oficial de entrevistas e boletins divulgados pela Secretaria de Estado de Saúde. A saída dela era especulada há dias nos bastidores, mas foi confirmada somente nesta segunda-feira (11) pela pasta.

    De acordo com a secretaria, a decisão veio da própria diretora, que é servidora do Estado e está em período de férias. Além de coordenar o enfrentamento à pandemia, Raquel também preparava o começo da vacinação contra o coronavírus em SC.

    > ‘Vamos ser vacinados e vamos continuar tendo que usar máscaras’, diz pesquisadora da Fiocruz

    Raquel ocupou cargo de diretora da Vigilância em Saúde e da Vigilância Sanitária nos últimos anos em diferentes gestões do governo. Nenhum nome ainda foi confirmado em seu lugar. A saída ocorre após três médicos do seu setor terem se manifestado em ação judicial contra as liberações feitas pelo governador Carlos Moisés da Silva no final de dezembro de 2020.

    De acordo com a Saúde, a Superintendência de Vigilância em Saúde passará por alterações que serão definidas ao longo da semana.

    > Tratamento com ozônio contra Covid-19 em Itajaí já atendeu mais de 80 voluntários

    Outra troca

    A Secretaria também confirmou nesta segunda-feira uma mudança na superintendência de Urgência e Emergência. Saiu Saule Luiz Pastre Júnior. No lugar dele entrou o tenente-coronel Diogo Bahia Losso, informação que havia sido antecipada pela colega Dagmara Spautz no programa SC Connection, da CBN Diário.

    Diogo Losso foi secretário-adjunto da Defesa Civil em 2019. No começo de 2020 deixou a pasta para assumir o comando do 1 Batalhão dos Bombeiros, em Florianópolis. Ele também já atuou como piloto do helicóptero Arcanjo e comandou a equipe de aviação dos Bombeiros.

    > SC espera ter vacina contra o coronavírus até o começo de fevereiro, diz secretário de Saúde

    > Opinião: descontrole em SC prende em casa quem segue as regras contra Covid-19

    > Coronavírus já fez mais de 5,6 mil vítimas em SC; casos ativos aumentam

    Deixe seu comentário:

    Últimas do colunista

    Loading...

    Mais colunistas

      Mais colunistas