Regras
O colega Leandro Puchalski avisa: o final de semana será de sol e calor em Florianópolis. A previsão de tempo bom e as altas temperaturas, naturalmente, despertam a vontade do morador da Capital de ir à praia. Mas, por conta do coronavírus, há regras estabalecidas para a circulação na areia. Então, o que pode? E o que não pode? A coluna fez um resumo abaixo para ajudar a decidir a programação do final de semana.
Como Florianópolis vai se preparar para o verão com coronavírus
Atividade física na areia?
Pode. A mais recente alteração do decreto da prefeitura, em 1º de setembro, permitiu que as pessoas façam atividades físicas na praia. com distanciamento social mínimo de 1,5 metro e uso obrigatório de máscara. O que não pode é permanecer parado na praia. Ficar sentado na areia como até o começo de março, não está liberado.
Mergulhar, pode?
A coluna procurou a prefeitura e a Guarda Municipal, que esclareceram: o mergulho está liberado, desde que a pessoa não fique na areia da praia e nem cause aglomeração. O banhista pode, por exemplo, fazer uma atividade física na areia e depois entrar na água. Ao sair, não pode permanecer no local.
Arenas nas praias
As arenas esportivas disponíveis nas praias estão abertas todos os dias da semana e podem ser usadas para prática e treinamento de até quatro pessoas por espaço.
Pesca?
Estão liberadas a prática de pesca de arrasto e de tainha e maricultura, conforme regramento próprio.
Outros casos
Está permitido ainda o acesso de pessoas à area das praias nos seguintes casos: manutenção do monitoramento regular das praias pelo Projeto de Monitoramento de Praias (PMP) e manutenção do serviço de recolhimento e atendimento a animais.
Restaurantes na areia
Estão autorizados restaurantes, food parks, lanchonetes, cafeterias, pizzarias, bares, adegas e demais atividades a colocarem mesas e cadeiras nas areias das praias até as 18h, desde que observadas as mesmas regras aplicáveis ao ambiente interno.
Assine o NSC Total e tenha acesso ilimitado ao melhor conteúdo jornalístico de Santa Catarina
Deixe seu comentário: