As sucatas dos materiais usados na reforma da ponte Hercílio Luz renderam um valor milionário para os cofres públicos de Santa Catarina. Em leilão feito pela secretaria de Estado de Infraestrutura, as peças foram vendidas por R$ 3 milhões para uma empresa de Balneário Camboriú. Ao todo, eram 1.275 toneladas de aço que sobraram da reforma concluída em dezembro de 2019.

Continua depois da publicidade

> Receba notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp

Todo o material havia sido colocado em um terreno no bairro Saco dos Limões, em Florianópolis. Segundo a secretaria de Infraestrutura, parte havia sido utilizada para fazer a sustentação da estrutura, durante a reforma e outra parcela era originária da Ponte, mas não tinha condições de ser destinada a um acervo pois já estava muito deteriorada.

As peças que sobraram da ponte original foram filtradas através de uma curadoria. A Fundação Catarinense de Cultura fez avaliação minuciosa de todo o acervo e separou tudo que será usado para a montagem de um memorial da ponte. Estes materiais estão em contêineres guardados em um terreno da Secretaria de Estado da Infraestrutura e Mobilidade (SIE), na área continental de Florianópolis.

Já na cabeceira insular da Hercílio Luz estão madeiras e metais originais que foram usados para cercar a área, na revitalização do espaço, e construir bancos. Uma das barras de olhal que resultaram na interdição da ponte, no passado, está exposta no local. Além disso, pontes construídas em municípios de SC receberam metais da reforma cedidos pelo Estado.

Continua depois da publicidade

Por fim, na Defesa Civil, um monumento foi confecionado com base de sustentação original da Hercílio Luz. Uma dessas peças também será transformada em monumento na Casa D’Agronômica, a residência oficial do governador.

Leia também:

Veja como foi a apresentação da Camerata no aniversário da Ponte Hercílio Luz

Trânsito na ponte Hercílio Luz terá mudanças em Florianópolis

Ponte Hercílio Luz recebe “banho” na véspera de comemorar 96 anos em Florianópolis

Destaques do NSC Total