Cresce a expectativa em Santa Catarina sobre o aumento da vacinação contra Covid-19. A entrada no grupo por idade a partir de 59 anos tende a dar novo ritmo na imunização. O mesmo sentimento toma conta do secretário de Estado da Saúde, André Motta Ribeiro. Ao ser questionado nas redes sociais sobre prazos para a aplicação das doses na população em geral, ele respondeu a um internauta que espera por um final de ano com condições melhores do que as atuais.

Continua depois da publicidade

Vacinação da Covid por idade vai começar em SC; serão oito grupos

Durante o diálogo na internet, um seguido de Motta Ribeiro lembrou que o governo de São Paulo estimou para outubro a conclusão da imunização entre os paulistas. Para o secretário, no entanto, “seria leviano dar uma data neste momento” em SC porque “há muitos fatores envolvidos”.

Mesmo assim, ele deu uma boa perspectiva: “Mas tenho fé de que este ano teremos um Natal em família”. Nos planos do Estado, atualmente, consta uma proposta de comprar vacinas para acelerar a imunização. Uma das ideias, conforme antecipou a coluna, é adquirir doses da Butanvac, vacina em produção no Instituto Butantan (SP).

Brasil vai receber dos EUA doses que sobraram da vacina contra Covid-19

Pelos cálculos do Estado, a aquisição seria de aproximadamente 3 milhões de doses caso a imunização pelo governo federal não avance ainda mais. O mês de outubro é colocado como uma das metas para o aumento da aplicação da vacina no Estado.

Leia também:

Projeto afasta servidor que não seguir regras na vacinação em SC; entenda

Florianópolis inicia vacinação contra Covid-19 para 58 e 59 anos neste sábado