O comando da secretaria de Assistência Social de Florianópolis foi alterado. O prefeito da Capital, Topázio Silveira Neto (PSD), confirmou a troca no diário oficial desta quarta-feira (30). Com isso, Maria Claudia Goulart deixa o cargo de secretária. No lugar dela, Topázio nomeou Edenice Fraga, tenente-coronel da reserva da PM-SC com especialização na área da infância e adolescência.

Continua depois da publicidade

Edenice disputou a última eleição para uma cadeira de deputada federal pelo PSD, o mesmo partido de Topázio. Em 2019, ela chegou a ser nomeado para a diretoria de Igualdade Racial do governo Carlos Moisés da Silva, mas foi exonerada em poucos dias por pressão dos bolsonaristas diante do apoio que ela havia dado à Marina Silva nas Eleições 2018.

Deputados de SC discutem moção de repúdio à imparcialidade do TSE (sim, é isso mesmo que você leu)

A saída de Maria Cláudia da Assistência Social ocorre porque ela irá ocupar uma função dentro do gabinete do prefeito. A agora ex-secretária vai coordenar ações e novos projetos que devem iniciar nos próximos meses em Florianópolis. Maria Cláudia foi a secretária mais longínqua da história da Assistência Social da Capital. Ela estava na cadeira desde janeiro de 2017.

No currículo de Edenice, a nova secretária, também estão outras ações ligadas ao setor que agora ela comanda na Capital: Embaixadora da Paz; Ex-conselheira do Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente; Ex-Subdiretora de Saúde e Promoção Social da PMSC; Ex-diretora do Colégio Policial Militar; palestrante na área do protagonismo feminino. Em 2020, saiu como destaque entre as quinze escritoras negras brasileiras da revista Escritores Contemporâneos da editora Matarazzo-SP.

Continua depois da publicidade

Também teve seu nome referenciado pelo portal de Notícias Margens, como destaque entre as escritoras negras referências no Brasil. Entre as missões da nova secretária, está o fortalecimento de temas como segurança alimentar para pessoas de baixa renda na cidade.

Leia também

Florianópolis tem 70 áreas de risco, mas chuva deixa toda cidade em alerta, diz Defesa Civil

Preocupado em preservar vidas, diz prefeito de Florianópolis diante de caos causado por chuva