Após reclamações de estudantes não contemplados com bolsas do Universidade Gratuita, o governo de Santa Catarina anunciou uma mudança no programa. Nas últimas semanas, calouros do curso de Medicina de diferentes instituições ligadas à Acafe relataram que preenchiam os pré-requisitos necessários para receber o benefício, mas não foram selecionados. Diante disso, a Secretaria de Estado da Educação (SED) anunciou que pretende alterar o calendário e antecipar o lançamento dos editais.
Continua depois da publicidade
Receba notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp
Em nota, a SED reconheceu que “o primeiro semestre de 2025 apresentou desafios operacionais, especialmente em relação aos prazos de inscrições, renovações e contratações, o que gerou insegurança entre os estudantes”. Diante desse cenário, e após diálogo com representantes das instituições e dos acadêmicos, a secretaria decidiu que todas as etapas de inscrição, renovação e contratação serão antecipadas já a partir do segundo semestre de 2025.
O objetivo da medida é garantir que, no momento da matrícula, cada estudante já conheça sua situação no programa, proporcionando mais previsibilidade, segurança e tranquilidade para planejar os estudos.
Outra novidade é que os estudantes poderão simular seu índice de carência antes de efetuar a inscrição no programa. Isso permitirá maior compreensão e transparência quanto à sua condição socioeconômica.
Continua depois da publicidade
Como ficará:
- 2025.2: Inscrições, renovações e contratações serão realizadas antes do início das aulas. O edital será lançado já em junho.
- A partir de 2026.1: Todas as etapas ocorrerão antes do período de matrícula, permitindo que os estudantes saibam com antecedência se atendem aos critérios do programa, evitando dúvidas ou débitos indevidos.
A secretaria também orienta que os estudantes classificados com índice de carência, e que estejam enfrentando dificuldades, entrem em contato com suas respectivas universidades. Segundo a SED, os reitores estarão à disposição para realizar os encaminhamentos adequados a cada situação.
A projeção do governo do Estado é que a implantação completa do programa ocorra no primeiro semestre de 2027.