Os vereadores de Florianópolis aprovaram na noite desta quarta-feira a primeira etapa da Reforma da Previdência municipal. A alteração será o aumento da contribuição dos servidores de 11% para 14%. O projeto enviado pelo Executivo segue a linha do que foi aprovado no Congresso Nacional em 2019. A prefeitura decidiu não enviar outras discussões sobre a previdência no mesmo pacote, o que deve ocorrer futuramente.
Continua depois da publicidade
Contrariado com parecer de Eskudlark, governo Moisés retira reforma da previdência da Alesc
A sessão desta quarta-feira, como as demais desde março, foi virtual. Mesmo assim, os servidores fizeram pressão em redes sociais e na transmissão da TV Câmara pelo YouTube. Os protestos não foram suficientes para sensibilizar a maioria dos parlamentares. A base governista no Legislativo garantiu a aprovação do texto do Executivo com 15 votos a 8.
Os vereadores da oposição tentaram adiaram mais uma vez a votação com a alegação de que as emendas apresentadas na última semana precisavam ser discutidas em comissões de mérito, mas o presidente da Casa, Fabio Braga (PSD), contestou. Segundo ele, as propostas não receberam admissibilidade da CCJ, o que impede o prosseguimento dos textos.
Com a aprovação na Câmara, a matéria segue para a sanção do prefeito Gean Loureiro. No começo de 2020, quando o texto foi enviado ao Legislativo, o déficit da previdência na Capital era de R$ 7 milhões.
Continua depois da publicidade