nsc
nsc

O Natal vem vindo...

Natal sem pesar no bolso: confira receita de Copa-Lombo Wellington

Compartilhe

Atlântida
Por Atlântida SC
17/12/2021 - 15h00 - Atualizada em: 17/12/2021 - 15h20
Copa-lombo defumada é envolta na massa folhada
Copa-lombo defumada é envolta na massa folhada (Foto: Arquivo Pessoal)

Estamos a uma semana do Natal e se você ainda não definiu o cardápio da ceia, faça o favor de incluir esta delícia que inventei por aqui: Copa-lombo Wellington. Esta é daquelas receitas que levam poucos ingredientes, são relativamente rápidas de fazer, não demandam muito empenho na cozinha e impressionam pelo resultado visual e a combinação de sabores.

Para quem não manja dos paranauês, o Beef Wellington é um prato suuuper clássico da gastronomia, criado nos idos da década de 1960. Nele, uma peça de filé mignon é selada e depois envolvida por uma duxelle de cogumelos, presunto de Parma e massa folhada. O ideal é que a massa fique bem douradinha e crocante, sem pegar umidade da carne, que precisa estar mal passada ou no ponto. É um prato nível hard de fazer, exige muita precisão do cozinheiro e por isso mesmo é tão valorizado na gastronomia.

Mas aqui eu quis usar a inspiração do clássico para propor essa versão infinitamente mais rápida e moderninha. Para trazer um agridoce, fiz o chutney de manga que é o resumo da perfeição, mas você pode usar a geleia que você quiser. Se quiser mais algum acompanhamento, vai bem uma mousseline de batata baroa, ou uma farofa - para ficar no mood natalino.

Ingredientes:

Massa folhada - na quantidade suficiente para envolver a carne

Uma peça de copa-lombo defumada de cerca de 1kg

Gergelim a gosto

Uma gema para pincelar

20g de manteiga

3 mangas picadas em cubos médios

1 cebola picada

1 xícara(s) de chá de vinagre de maçã

1 xícara(s) de chá de açúcar mascavo 

1 pedaço de canela em pau

Um ramo de alecrim

2 cravos 

1/2 pimenta-dedo-de-moça picada 

Pimenta do reino e sal

Preparo:

Na véspera, coloque a peça de copa-lombo de molho para dessalgar um pouco. Deixe de 8h a 12h. Depois, retire a peça da água e seque com um papel toalha. Reserve.

Prepare o chutney: em uma panela, coloque a manteiga e doure a cebola e adicione os demais temperos e ervas. Adicione a manga, misture, acrescente o açúcar mascavo, o vinagre de maçã. Misture tudo, baixe o fogo de vá deixando reduzir até obter um ponto de geleia.

Separe 1/3 do chutney e passe em um mixer ou no liquidificador para deixar bem lisinho. Com essa porção, pincele a peça de copa-lombo por todos os lados. Abra a massa folhada e envolva a carne, fechando bem as pontas todas.

Faça uns riscos com as costas de uma faca, pincele uma gema e polvilhe um pouco de gergelim. Asse por 25 min a 190 °C ou até a massa assar bem e ficar dourada e crocante.

Atlântida SC

Colunista

Atlântida SC

Acompanhe as publicações da Atlântida SC no NSC Total.

siga Atlântida SC

Atlântida SC

Colunista

Atlântida SC

Acompanhe as publicações da Atlântida SC no NSC Total.

siga Atlântida SC

Mais colunistas

    Mais colunistas