A panela Wok foi inventada na China inspirada pelo uso que os militares faziam dos capacetes, utilizando o fundo de metal para levar os alimentos diretamente ao fogo. O uso da panela é indispensável nas cozinhas do leste e da Ásia. Seu formato é similar ao de uma frigideira, porém mais funda, côncava, larga e sem cantos. 

Continua depois da publicidade

> Receba as principais notícias de Santa Catarina pelo Whatsapp

Ela cozinha os alimentos com rapidez, sem queimar e de forma uniforme. Por ser muito versátil, faz o cozimento rápido e mantém as propriedades nutritivas do alimento.

Utilizo a panela Wok para fazer risotos, grelhados, alimentos cozidos no vapor, caldos e molhos. Suas bordas possibilitam misturar e mexer os alimentos sem a preocupação de acidentes.

Sugestões para os iniciantes tirarem o melhor proveito da panela Wok

Normalmente assistimos aos asiáticos salteando os alimentos com pouca gordura, cortados em cubos ou tiras, utilizando conchas ou colheres para mexer constantemente. Além de verduras, faço o mesmo com todos os tipos de carnes, arroz e massas.

Continua depois da publicidade

Em casa, utilizando a panela Wok, cozinho em água tiras de cenoura, batata doce, abobrinha, dente de alho inteiro e cebola cortada. Depois escorro a água, acrescento manteiga, sal e pimenta do reino e dou uma rápida grelhada para ficar crocante.

Pelo formato côncavo, o seu fundo esquenta muito rápido, sem que a gordura da parte superior esfrie. Depois de preparar um alimento frito nela, esqueça as frigideiras. Sem falar que o seu fogão irá ficar mais limpo.

> Onde comprar panelas e itens de barro em Florianópolis

Um dos pratos que também gosto de preparar na panela Wok é o saltimboca, um tradicional prato italiano feito com fatias finas de filé mignon ou alcatra, em que coloco finas fatias de presunto cru por cima e finalizo com uma folhinha de sálvia. Depois prendo tudo com um palito. 

Tempero com sal e pimenta, passo as fatias na farinha de trigo, coloco manteiga na panela e frito em fogo alto dos dois lados até que fiquem douradas, sem cozinhar demais. 

Continua depois da publicidade

Passo os filés para uma travessa, adiciono vinho no fundo da panela e deixo reduzir um pouco até ficar escuro. Depois regos os filés com este delicioso molho.

> Veja outras dicas e receitas do Beto Barreiros

Lamento não ter descoberto antes a utilização da panela Wok para preparar risotos. Suas bordas altas e o espaço para mexer torna muito fácil preparar qualquer tipo de risoto nela, inclusive, aquele à moda antiga, em que ensopamos antes as carnes e depois colocamos o arroz amarelão, deixando todos os ingredientes cozinharem juntos.

Destaques do NSC Total