nsc
nsc

Nutrição

Constipação na gestação: alimentação saudável e consumo de água podem auxiliar na melhora do quadro

Compartilhe

Carol
Por Carol Bandeira
18/01/2021 - 07h00
mulher grávida
Alimentação equilibrada com todos os nutrientes necessários e ingestão hídrica podem auxiliar (Foto: Pexels, banco de imagens)

Você sabia que é mais comum do que imaginamos uma gestante com constipação? Para falar mais sobre o assunto, chamei a fisioterapeuta pélvica e autora do livro SimpliFiquei Grávida, Lidianna Scarrone.

A primeira dúvida é qual a relação do assoalho pélvico com a nossa alimentação?

Ela explica que o assoalho pélvico é um conjunto de músculos responsáveis por sustentar nossa bexiga, útero e intestino - e durante a gestação mais o bebezinho - e tem como função, quando contraído, segurar nosso xixi e cocô e, quando relaxado, permite a penetração e a saída do bebê durante o parto. Com isso, uma alimentação pouco saudável e com pouca ingestão hídrica afeta diretamente o funcionamento do intestino, aumentando ainda mais a tensão nos músculos e promovendo maior sobrecarga na hora da defecação.

> Volta às aulas e os cuidados com a nutrição das crianças em tempos de pandemia

E o que pode ser feito para evitar constipação na gestação?

Além de uma alimentação equilibrada com todos os nutrientes necessários e ingestão hídrica, vale ressaltar a importância dessa gestante, quando saudável, manter-se em movimento, respeitando cada fase gestacional. E procurar uma fisioterapeuta pélvica para prescrição dos melhores exercícios com base em avaliação da funcionalidade dessa musculatura, que iráentender sobre os melhores hábitos e qual postura deverá ser adotada na defecação.

> Como começar o ano com o pé direito e hábitos alimentares mais saudáveis

Existe uma postura ideal para fazer cocô?

Existe. O ideal é que sentemos sempre com o tronco levemente flexionado para frente e que nossos joelhos fiquem acima da linha do nosso quadril (pés apoiados em algum banquinho) — relata Lidianna.

Com essas informações, não tempo porque ficar sofrendo na gestação de constipação intestinal, né? Espero que não! Vamos cuidar do nosso corpo, a nossa saúde agradece!

Quer enviar sugestões de temas para a minha coluna, escreva para carolbnutricionista@gmail.com.

> Alimentação saudável e cuidado bucal durante a infância melhora a saúde da criança

Carol Bandeira

Colunista

Carol Bandeira

Mãe de 3, especialista e uma das referências no país em nutrição materno-infantil. É empreendedora, docente e pesquisadora. Ajuda pais e nutricionistas a nutrir com amor as futuras gerações.

siga Carol Bandeira

Carol Bandeira

Colunista

Carol Bandeira

Mãe de 3, especialista e uma das referências no país em nutrição materno-infantil. É empreendedora, docente e pesquisadora. Ajuda pais e nutricionistas a nutrir com amor as futuras gerações.

siga Carol Bandeira

Mais colunistas

    Mais colunistas