A CCR Aeroportos, concessionária que administra os aeroportos de Navegantes e Joinville em Santa Catarina, anunciou um pacote de investimentos de R$ 300 milhões em Navegantes que inclui uma série de obras – desde um novo terminal de passageiros, até uma pista mais extensa para receber aeronaves maiores, como adiantado em primeira mão pela coluna em outubro.

Continua depois da publicidade

Receba as principais notícias de Santa Catarina pelo Whatsapp

A empresa acaba de divulgar novos detalhes sobre a proposta. Com o projeto, o tamanho da pista passará dos atuais 1700m para 1800m. Também serão instaladas áreas de escape, chamadas RESAS, que aumentam a segurança das operações.
A expectativa é que a pista mais longa, associada ao novo número de Classificação de Pavimento (PCN) de 51, que já foi mensurado e está em processo de aprovação pela Anac, permitirá operações com aeronaves maiores. Com isto, deve atrair mais voos para a região.

Aeroporto de Navegantes terá de volta projeto da segunda pista

Cargas
Outro foco da CCR Aeroportos é a expansão dos negócios de carga. Recém-inaugurado, no dia 24 de outubro, o novo Terminal de Cargas do Aeroporto de Navegantes tem 100 mil m2 de área total e 5 mil m2 de área edificada na primeira fase, com área verticalizada para armazenamento de cargas importadas, além de câmaras frias de última geração para produtos farmacêuticos.
Com este empreendimento, o Aeroporto de Navegantes, que tem o maior em volume de carga aérea internacional de Santa Catarina, consolida-se como o principal centro logístico catarinense, com expectativa de conquistar novas rotas de voos cargueiros internacionais para a região de Navegantes e Joinville, onde o parque industrial está concentrado.

Continua depois da publicidade

Novo terminal
O pacote de investimentos prevê a construção de um novo terminal de passageiros com 12 mil metros quadrados, com mais opções para alimentação e varejo e três pontes de embarque de passageiros.
Pátio ampliado
O pátio será ampliado para até nove aeronaves simultâneas – 50% a mais do que o pátio atual – aumentando o número de vagas para pernoites de aeronaves, capacidade essencial para aumentar o número de voos, em especial na alta temporada, quando Navegantes chega a receber 68 voos por dia e fica com o pátio de aviões lotado.

Novo acesso
O acesso ao aeroporto terá uma via de acesso exclusiva, aumento da calçada para embarque e desembarque de passageiros, além de bolsão para estacionamento de ônibus e vans de turismo, inexistentes hoje. Além disso, o número de vagas para estacionamento subirá de 350 para 600, sendo ainda previsto área adicional caso o estacionamento precise ser ampliado no futuro.

Hangares
Uma das propostas aprovadas para o investimento é a criação de uma “Cidade de Hangares”. A ideia é oferecer nove áreas para construção de hangares, que servirão tanto para aviação geral quanto para a aviação executiva. O projeto é considerado inovador pela concessionária, que ainda mantém não divulgou detalhes.

Destaques do NSC Total