O bom momento do agronegócio brasileiro promete gerar impacto positivo para o mercado imobiliário em Santa Catarina. Nos últimos anos, empresários do agro têm se destacado entre os maiores investidores do Litoral catarinense. Balneário Camboriú e Itapema lideram a preferência.

Continua depois da publicidade

Saiba como receber notícias do NSC Total no WhatsApp

O agronegócio segue em tendência de alta de 10% no PIB do setor em 2023, segundo dados do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), o que tem impulsionado clientes do Centro-Oeste a investirem na construção civil em Santa Catarina. Os predicados que colocam o Estado em evidência no mercado incluem rentabilidade e liquidez, segurança e locais turísticos para diversão e descanso com a família.

Em Itapema, que ostenta o segundo metro quadrado mais valorizado do país – atrás apenas de Balneário Camboriú – e variação anual de 16,54%, segundo Índice Fipezap+, a construtora WSelent, por exemplo, registrou crescimento de 15% na procura por imóveis de clientes dessa região nestes primeiros cinco meses do ano, em comparação com o mesmo período do ano anterior.

Santa Catarina tem as cinco melhores cidades do país para investir em imóveis; veja quais são

Continua depois da publicidade

– A maioria dos compradores do mercado imobiliário de Itapema e região ainda é do Sul do país. Entretanto, outras regiões crescem de forma significativa como Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, resultado do desenvolvimento do agronegócio. Além de serem motivados por conta dos investimentos seguros e índices de valorização dos imóveis que são muito atrativos, o público desses estados preza pela qualidade de vida e turismo do litoral catarinense, com a finalidade de usar o imóvel para veraneio ou aposentadoria – diz a vice-presidente da construtora, Pâmela Selent.

VÍDEO: Túneis de vento testam prédios de Balneário Camboriú em condições extremas

Três vezes em que os arranha-céus de Balneário Camboriú balançaram com o vento

Um dos lançamentos da empresa, o empreendimento Gran Bellagio, tem 60% das unidades vendidas enquanto ainda está em construção. Os apartamentos têm tíquete médio de R$ 1,5 milhão e registraram valorização de 90% desde que entraram no mercado, em 2021.

É comum que os empreendimentos sejam totalmente comercializados antes da entrega. Em junho, a construtora Embraed ofereceu um show privado com o cantor e compositor Toquinho para comemorar a entrega do edifício Aurora Exclusive Home, em Balneário Camboriú, que teve 100% dos apartamentos vendidos antes da conclusão da obra – cada uma das 42 unidades foi negociada pelo preço médio de R$ 10 milhões.

Destaques do NSC Total