nsc
nsc

Economia

Alargamento da praia pode aumentar em 20% preço dos imóveis em Balneário Camboriú

Compartilhe

Dagmara
Por Dagmara Spautz
10/02/2021 - 10h34 - Atualizada em: 10/02/2021 - 20h59
Imóveis de Balneário Camboriú, que estão entre os mais caros do país, terão valorização após alargamento da faixa de areia
Imóveis de Balneário Camboriú, que estão entre os mais caros do país, terão valorização após alargamento da faixa de areia (Foto: Divulgação)

As obras de alargamento da faixa de areia da Praia Central de Balneário Camboriú, previstas para iniciarem em março, deverão provocar uma valorização imobiliária de pelo menos 20% - especialmente nos edifícios que estão na Avenida Atlântica e na quadra do mar. A projeção leva em conta cálculos da consultoria norte-americana Appraisal Institute para empreitadas similares.

> Férias de Bolsonaro em Santa Catarina tem roteiro de pesca no Carnaval

> Sombra na praia: alargamento vai aumentar período de sol em Balneário Camboriú

O instituto calculou que nas praias de Garden City e Surfside Beach, ambas na Carolina do Sul, cada 10% de espaço que foi acrescentado à faixa de areia com obras de alargamento resultou em até 2,6% de valorização no preço dos imóveis. Em Balneário Camboriú, o projeto aumenta em quase duas vezes a faixa de areia atual. 

Se confirmada a tendência, a cidade pode subir posições entre as que têm o metro quadrado mais caro do país. Hoje Balneário Camboriú ocupa o quarto lugar de acordo com o levantamento da Fipezap, que avalia o mercado imobiliário brasileiro. Está atrás do Rio de Janeiro, que lidera a lista, São Paulo e Brasília.

> Roda gigante impacta mercado imobiliário em Balneário Camboriú; entenda

O preço médio é de R$ 7.491 por metro quadrado. Florianópolis, que vem em seguida, em quinto no ranking nacional, tem custo de R$ 7.285. A Capital sai na frente, no entanto, quando o assunto é valorização. Em outubro do ano passado, os imóveis em Florianópolis tiveram um aumento médio de preço de 5,99% em 12 meses. Em Balneário Camboriú, a variação no mesmo período foi de 3,48%. Em tese, o alargamento pode inverter essa vantagem.

Altevir Baron, diretor de mercado e marketing da FG Empreendimentos, uma das construtoras responsáveis pelo skyline de arranha-céus de Balneário Camboriú, não é apenas o maior espaço na faixa de areia que deve aumentar o valor dos imóveis – mas também a chegada de novas atrações.

- O mercado da construção civil vem crescendo exponencialmente nos últimos anos, posicionando Balneário Camboriú na rota de grandes investimentos, como foi o caso da FG Big Wheel e de tantos outros equipamentos que estão contribuindo para o crescimento da região – avalia.

> Detran deve voltar a emitir documento físico do veículo, decide a Justiça

Como serão as obras de alargamento
Como serão as obras de alargamento
(Foto: )

Sombra na praia

‘Lar’ de seis dos dez maiores edifícios residenciais da América do Sul, Balneário Camboriú deve aumentar o tempo de sol na faixa de areia com o alargamento. Oficialmente, a sombra dos arranha-céus não é admitida como uma das razões para aumentar o espaço na orla - mas como consequência. 

> Jacarés “curtem” a Praia do Forte durante o Verão em Floripa

A curiosa relação de Balneário Camboriú com as sombras foi relatada pelabritânica BBC em janeiro, em sua editoria internacional. O texto, que identificou a cidade como ‘a praia que perdeu o sol’, contou como os arranha-céus mudaram a paisagem, e como a cidade pretende reverter a sombra com o projeto de alargamento da faixa de areia.

A expectativa da prefeitura de Balneário Camboriú é iniciar a montagem do canteiro de obras nas próximas semanas. O alargamento, que será feito em etapas, será concluído até o próximo verão.  

Participe do meu canal do Telegram e receba tudo o que sai aqui no blog. É só procurar por Dagmara Spautz - NSC Total ou acessar o link: https://t.me/dagmaraspautz​

Dagmara Spautz

Colunista

Dagmara Spautz

O que acontece de mais relevante em boa parte do litoral catarinense, especialmente Itajaí e Balneário Camboriú. Fontes exclusivas e informações de credibilidade nas áreas de política, economia, cotidiano e segurança.

siga Dagmara Spautz

Dagmara Spautz

Colunista

Dagmara Spautz

O que acontece de mais relevante em boa parte do litoral catarinense, especialmente Itajaí e Balneário Camboriú. Fontes exclusivas e informações de credibilidade nas áreas de política, economia, cotidiano e segurança.

siga Dagmara Spautz

Mais colunistas

    Mais colunistas