O bolsonarista Luiz Henrique Crestani, que publicou nas redes sociais um vídeo em que aparece atirando contra uma imagem de Lula (PT) em um clube de tiro em SC, é um velho conhecido do ex-presidente quando se trata de pendências judiciais. O “tiro ao alvo” foi divulgado pela colunista Malu Gaspar, do jornal O Globo.
Continua depois da publicidade
Acesse o Guia das Eleições 2022 do NSC Total
Receba notícias do DC via Telegram
No ano passado, Crestani perdeu uma ação por danos morais que ele moveu contra Lula por ter sido citado publicamente pelo ex-presidente como um dos provocadores do protesto violento que ocorreu em São Miguel do Oeste, em 2018, quando a caravana do PT foi atacada com ovos e pedradas.
O processo está atualmente em fase de recurso no Tribunal de Justiça de Santa Catarina. Em junho do ano passado, em primeira instância, o juiz Daniel Emendorfer, da 1ª Vara Cível de São Miguel do Oeste, considerou que Crestani “provocou as ofensas, buscou o embate, o conflito, ofendendo antes os réus”, e que “há elementos para se concluir que o autor não se sentiu realmente ofendido. Mas até satisfez-se com a repercussão”.
Continua depois da publicidade
Nesta semana, após o vídeo com os tiros na imagem que reproduz Lula terem ganhado espaço na imprensa nacional, Crestani retirou as imagens das redes sociais.