Se a tese falaciosa do PL sobre a validade dos votos fosse aplicada em Santa Catarina, e fossem considerados somente os votos das urnas modelo 2020, Jair Bolsonaro (PL) teria uma votação menor do que registrou no Estado. Já o presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), teria uma quantidade de votos ligeiramente maior. O levantamento foi feito pela coluna em parceria com o repórter Jean Laurindo, de acordo com dados obtidos junto ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE-SC).

Continua depois da publicidade

Receba as principais notícias de Santa Catarina pelo Whatsapp

Santa Catarina utilizou mais de 16 mil urnas eletrônicas nas eleições de 2022. Do total, 7.296 eram modelo 2020, mas 6.680 foram distribuídas. As demais ficaram separadas como reserva de contingência, o que é praxe na Justiça Eleitoral – servem para substituir urnas que eventualmente apresentem problemas de funcionamento no dia da votação.

Golpismo do PL atropela até eleição de Jorginho Mello em SC

Ao todo, 38 cidades de Santa Catarina utilizaram urnas modelo 2020 na última eleição (veja lista abaixo). Nos municípios onde elas foram adotadas, todas as urnas eram do mesmo modelo. As urnas 2020 somaram 1.968.962 votos.

Bolsonaro teve 1.294.311 votos registrados nas urnas mais recentes em Santa Catarina. Lula somou 606.300 votos. Considerando os votos válidos, como é feita a contagem pela Justiça Eleitoral, Bolsonaro teve 68,10% – menos do que os 69,27% que registrou no Estado, somando a votação de todas as urnas eletrônicas.

Carla Zambelli volta ao Brasil e ironiza Alexandre de Moraes

Já Lula obteve 31,90% dos votos nas urnas 2020, um percentual maior do que os 30,7% da votação total que teve em Santa Catarina, segundo os dados do TSE.

O PL argumentou na Justiça Eleitoral que os votos registrados nas urnas de modelos anteriores a 2020 não seriam auditáveis, o que não é verdade. O partido sustentou, ainda, que Bolsonaro teria vencido as eleições fossem considerados somente os votos das urnas mais novas.

SC desmonta 30 bloqueios em rodovias e vê mudança de perfil: ‘Táticas terroristas’

A iniciativa golpista levou o ministro Alexandre de Moraes a multar o partido em R$ 22,9 milhões, e a suspender o Fundo Partidário por litigância de má fé e por atentado à democracia.

Continua depois da publicidade

Municípios que utilizaram urnas modelo 2020 em SC:
ÁGUAS MORNAS
ANGELINA
ANITÁPOLIS
BLUMENAU
BOCAINA DO SUL
CAPÃO ALTO
CHAPECÓ
CORDILHEIRA ALTA
CORONEL FREITAS
CORREIA PINTO
CORUPÁ
CRICIÚMA
FLORIANÓPOLIS
FORQUILHINHA
GARUVA
GUATAMBÚ
ITAJAÍ
ITAPOÁ
JARAGUÁ DO SUL
JOINVILLE
LAGES
NOVA VENEZA
OTACÍLIO COSTA
PAIAL
PAINEL
PALHOÇA
PALMEIRA
PAULO LOPES
RANCHO QUEIMADO
SANTO AMARO DA IMPERATRIZ
SÃO BONIFÁCIO
SÃO JOSÉ
SÃO JOSÉ DO CERRITO
SÃO PEDRO DE ALCÂNTARA
SCHROEDER
SIDERÓPOLIS
TREVISO

Destaques do NSC Total