Mergulhadores do Corpo de Bombeiros de Santa Catarina integraram nesta segunda-feira as buscas pelo avião experimental que desapareceu na última sexta, quando sobrevoava o Litoral entre Porto Belo e Navegantes. Os profissionais mergulharam em locais onde uma sonda indicava que poderia haver algum objeto submerso. No entanto, nada foi localizado.

Continua depois da publicidade

As buscas se concentraram no ponto onde o piloto, José Ubirajara da Silva, 78 anos, fez o último contato com a torre de comando _ a cerca de 900 metros dos molhes de Itajaí e Navegantes, mar adentro.

Outras equipes que fizeram buscas superficiais na região entre Balneário Camboriú e Porto Belo, onde foram localizados pertences do piloto e partes da fuselagem da aeronave no fim de semana, também terminaram o trabalho sem sucesso nesta segunda-feira.

Tenente Daniel Dutra, do Corpo de Bombeiros, que coordena o resgate, disse que uma nova estratégia deve ser adotada nesta terça. Das quatro embarcações empenhadas, dos Bombeiros e da Marinha, três deverão ficar na área do último contato na região de Itajaí, com auxílio da sonda, e apenas uma fará buscas superficiais ao Sul.

Sem visibilidade

O ultraleve desaparecido, modelo Conquest 180 com prefixo PU-OGL, decolou às 11h de sexta-feira do Condomínio Aeronáutico Costa Esmeralda, em Porto Belo. A aeronave veio de Ijuí, no Rio Grande do Sul, há uma semana, e não possui base fixa em Santa Catarina. Um incidente no pouso, que danificou a hélice e o trem de pouso, fizeram com que a estadia fosse estendida até que finalizassem os reparos.

Continua depois da publicidade

O piloto José Ubirajara da Silva, 78 anos, decolou na sexta com destino a Itanhaém, em São Paulo. O destino final era o Rio de Janeiro, para visitar o filho, o deputado fluminense Pedro Fernandes, que é pré-candidato ao governo do Estado do Rio.

O último contato do piloto com a torre de comando informou que ele estava a cerca de nove quilômetros a Sudeste de Navegantes, sobre o mar – possivelmente sobrevoando Balneário Camboriú. Cerca de 20 minutos após a decolagem o piloto teria avisado a torre que havia perdido referência visual do voo.

​Leia outras publicações de Dagmara Spautz

Veja também: 

Mergulhadores vão ajudar nas buscas por avião desaparecido em SC

Avião experimental que desapareceu em SC passou por conserto dias antes de decolar