nsc
    nsc

    Pandemia

    Cartórios já fizeram 606 registros de mortes por coronavírus em Santa Catarina

    Compartilhe

    Dagmara
    Por Dagmara Spautz
    16/07/2020 - 17h49 - Atualizada em: 16/07/2020 - 18h08
    Teste de coronavírus
    Teste de coronavírus (Foto: AFP)

    No período de quatro meses entre 16 de março e 15 de julho, os cartórios do Estado contabilizaram 606 certidões de óbito que têm como causa da morte Covid-19, confirmada ou suspeita. O balanço é do Portal da Transparência do Registro Civil, ferramenta nacional alimentada por todos os cartórios do Brasil. No mesmo período, o número oficial do Governo de SC é de 569 mortes.

    > Carlos Moisés: “É a vez dos municípios assumirem responsabilidade como eu assumi”

    Os cartórios têm 37 óbitos a mais, o que corresponde a 6,5%. A diferença ocorre por dois motivos. Primeiro, porque há delay na confirmação de algumas mortes pelo Estado - na quarta-feira, por exemplo, um dos óbitos que entraram no cálculo da Secretaria de Saúde de SC havia ocorrido em 7 de junho. 

    Outra razão é o fato de que a ferramenta dos cartórios inclui os óbitos suspeitos de Covid-19, ainda não confirmados por meio dos testes. 

    Rosina Deeke, presidente da Anoreg/SC, entidade que representa os cartórios no Estado, explica que é obrigatório que o médico coloque no atestado de óbito a provável causa da morte, e o mesmo ocorre com o preenchimento do registro de óbito para a certidão. Só que os resultados dos testes, em alguns casos, ficam prontos apenas depois do registro feito no cartório. Neste caso, a lei garante aos familiares a retificação da certidão de óbito, se for necessário.

    > Com nível altíssimo de risco, recomendação de lockdown some do 'covidômetro' de Florianópolis

    Por outro lado, os cartórios também podem ter atraso no registro de dados, já que alguns municípios de Santa Catarina não exigem a certidão de óbito para o sepultamento – permitem o registro em até 15 dias.

    > Sete regiões estão em nível gravíssimo de risco para coronavírus em SC; veja quais são

    > SC está entre os Estados do país com maior tendência de alta de mortes por coronavírus

    Desde o início da pandemia do coronavírus o Portal da Transparência dos cartórios brasileiros tem uma aba especial para divulgar dados de mortes por covid-19, mortes por causas respiratórias e também por causas cardíacas.

    - O objetivo dessa divulgação foi conferir mais transparência a dados que são públicos, de forma a contribuir com estudos, projeções e tomadas de decisões por parte de gestores públicos, pesquisadores e profissionais da saúde – afirma Rosina Deeke.

    Fake news

    Preocupa a Anoreg/SC a quantidade de postagem nas redes sociais que usam os cartórios supostamente como fontes, e trazem dados errados de óbitos – para mais ou para menos. A entidade informa que os dados são atualizados online, assim que são informados pelos cartórios. As informações são abertas, no Portal da Transparência, para consulta pública.

    Participe do meu canal do Telegram e receba tudo o que sai aqui no blog. É só procurar por Dagmara Spautz - NSC Total ou acessar o link: https://t.me/dagmaraspautz​

    Deixe seu comentário:

    Últimas do colunista

    Loading...

    Mais colunistas

      Mais colunistas