O ranking do índice FipeZap, que aponta a evolução do preço do metro quadrado nos maiores mercados imobiliários do país, traz Itapema, no Litoral Norte, liderando o índice de valorização nos últimos 12 meses. De acordo com o último levantamento, de setembro, os preços subiram 19,9% no período — um recorde.
Continua depois da publicidade
Receba as notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp
Itapema tem o segundo metro quadrado mais caro do Brasil, avaliado em R$ 11.946. No mercado nacional, está atrás apenas de Balneário Camboriú, vizinha e “concorrente”.
A proximidade de Balneário foi a principal responsável por catapultar a construção civil de alto padrão em Itapema. Com poucos terrenos disponíveis na “estrela” do mercado imobiliário nacional, as construtoras passaram a apostar no mesmo padrão de edifícios na cidade vizinha. E Itapema “explodiu”.
A chegada de proprietários famosos, como Neymar, que teve seu primeiro apartamento em SC em Itapema, e Alexandre Pires, que escolheu a cidade para morar, ajudaram a criar um ambiente favorável ao crescimento.
Continua depois da publicidade
A tendência já se estende a outra vizinha, Porto Belo, onde a construção civil cresce de forma exponencial. A previsão é que a pequena cidade à beira-mar tenha uma explosão habitacional com a conclusão dos novos empreendimentos. Em cinco anos, a população de Porto Belo deve dobrar.
Quanto custa comprar uma praia em Balneário Camboriú? Entenda
Tentativa de mudar nome de Itapema é complexo de vira-lata
Conhece a cidade de Porto Belo? Veja galeria de fotos
Leia mais:
Nova atração em Itapema promete onda de valorização imobiliária
Cidade fenômeno da valorização imobiliária em SC atrai construtoras do Brasil
“Prima” de Balneário Camboriú vira a nova queridinha do mercado imobiliário em SC
Prédio mais alto da América do Sul em Balneário Camboriú recebe o Oscar da construção civil
Reflexo de prédio em Balneário Camboriú pode derreter carros? Físico explica