nsc
nsc

Política

‘Criança Viada’: Secretário de Bolsonaro sai em defesa de censura da prefeitura de Itajaí

Compartilhe

Dagmara
Por Dagmara Spautz
15/05/2021 - 17h55
Mario Frias se manifestou a respeito do projeto 'Criança Viada'
Mario Frias se manifestou a respeito do projeto 'Criança Viada' (Foto: Divulgação)

O secretário especial de Cultura do governo Bolsonaro, Mario Frias, usou as redes sociais para parabenizar a prefeitura de Itajaí pela censura ao projeto ‘Criança Viada’, que contava com recursos da Lei Aldir Blanc. A proposta discutiria discutiria memória e representatividade LGBTQIA+, e era voltada a adultos. Apesar disso, a prefeitura alegou risco de afronta ao Estatuto da Criança e Adolescente (ECA).

Live ‘Criança Viada’ é censurada pela prefeitura de Itajaí

“Parabenizo a prefeitura por reconhecer o equívoco, cancelando o edital, evitará que tomemos medidas jurídicas. Estarei sempre atento para impedir o uso da verba da cultura para outros fins, outrora ignorados pelos antigos governos”, escreveu o secretário.

Além de cancelar o evento, o gabinete do prefeito de Itajaí, Volnei Morastoni (MDB), suspendeu a equipe responsável pela aprovação de projetos na Fundação Cultural do município.

Vereador é agredido com cartolina em sessão da Câmara de Itajaí; vídeo

A suspensão pegou os organizadores de surpresa. O projeto emitiu nota em que afirma que a ação era voltada exclusivamente a adultos, e que a atitude da prefeitura foi “arbitrária e improcedente”.

Médico de Itajaí usou "método cruel" para matar pacientes em UTI, diz polícia

Veja nota da organização:

“A equipe do projeto “Criança Viada Show” vem a público informar que recebeu na noite desta sexta-feira, dia 14 de maio, uma notificação assinada pelo Superintendente da Fundação Cultural de Itajaí, Normélio Pedro Weber, ordenando a suspensão da live de lançamento intitulada “Roda Bixa”, que se realizaria no sábado, dia 15 de maio, às 20h.

Queremos aqui, antes de qualquer coisa, dizer mais uma vez o que já está em toda a comunicação do projeto: Criança Viada Show é um projeto de memória e registros de cinco artistas homossexuais, que falam, em formato de podcast e vÍdeo, sobre suas trajetórias, vidas e existências enquanto homens LGBTQIA+. O projeto é feito por e para adultos, nunca tendo sido dito nada diferente disso na divulgação do projeto.

“Criança Viada” é um termo que se tornou muito popular em 2004, na figura do ativista Iran Giusti, que criou um blog onde discutia a experiência das pessoas homossexuais, principalmente homens gays, durante a infância e a adolescência, discutindo o bullying sofrido por crianças homossexuais devido a comportamentos que destoam do padrões sociais estabelecidos pelo machismo estrutural.

Em nada nos surpreende que conclusões equivocadas acerca de violações de direito da criança e do adolescente tenham sido tiradas quando visto que a equipe de produção do projeto (e seu proponente) em momento algum tenham sido consultados sobre o teor do projeto e/ou da live. Quando o Município de Itajaí vem a público dizer que “abrirá procedimento administrativo com o objetivo de apurar os fatos e também determinou à Superintendência Administrativa das Fundações que notifique o proponente para a suspensão da live de lançamento do projeto” em sua nota tornada pública, o mesmo age de forma arbitrária e improcedente, visto que os esclarecimentos poderiam ter sido pedidos e concedidos sem nenhuma necessidade legal.

Falamos aqui de sete vidas, sete memórias, sete gays que foram crianças. Falamos aqui de mais um caso de “suspensão” da luta, do direito de dizer, do direito de ser. É com imensa tristeza, pouca surpresa e NENHUMA apatia, que viemos nesta nota dizer que nossa live está suspensa, mas nunca cancelada. Quando tudo o que não foi lido sobre nosso projeto for compreendido, nós voltaremos. As inverdades propagadas nas mídias sociais por membros da sociedade civil e por políticos eleitos não passarão.

Somos artistas, somos gays, somos pesquisadores, somos produtores, somos resistência".

Participe do meu canal do Telegram e receba tudo o que sai aqui no blog. É só procurar por Dagmara Spautz - NSC Total ou acessar o link: https://t.me/dagmaraspautz​

Leia também:

Ataque a creche em Saudades: Polícia Civil de SC provocou investigação em quatro estados

Live ‘Criança Viada’ é censurada pela prefeitura de Itajaí

Vereador é agredido com cartolina em sessão da Câmara de Itajaí; vídeo

SC pedirá vacinas do fundo de reserva do Ministério da Saúde com receio do inverno

Morte de grávidas por Covid-19 aumentou quase seis vezes em SC

Dagmara Spautz

Colunista

Dagmara Spautz

O que acontece de mais relevante em boa parte do litoral catarinense, especialmente Itajaí e Balneário Camboriú. Fontes exclusivas e informações de credibilidade nas áreas de política, economia, cotidiano e segurança.

siga Dagmara Spautz

Dagmara Spautz

Colunista

Dagmara Spautz

O que acontece de mais relevante em boa parte do litoral catarinense, especialmente Itajaí e Balneário Camboriú. Fontes exclusivas e informações de credibilidade nas áreas de política, economia, cotidiano e segurança.

siga Dagmara Spautz

Mais colunistas

    Mais colunistas