nsc
nsc

Análise

Daniela trabalha para derrubar Moisés e transformar governo interino em permanente

Compartilhe

Dagmara
Por Dagmara Spautz
04/05/2021 - 05h00
Governadora interina Daniela Reinehr
Governadora interina Daniela Reinehr (Foto: Julio Cavalheiro, Secom SC)

Carecem de sutileza os movimentos da governadora em exercício, Daniela Reinehr, na busca por promover o status de seu período de governo, de interino para permanente. A troca de peças chave na administração do Estado, que segue ativa a poucos dias do julgamento final do impeachment de Carlos Moisés, é a consequência mais aparente dessa deliberada disputa por poder – com direito a demissões sem ‘aviso prévio’, descobertas pelo diário oficial.

> O "efeito Daniela Reinehr" no comando de Santa Catarina

As movimentações de Daniela levam a digital de Gelson Merísio. Acenam para partidos e setores específicos da economia, enquanto desmontam o que restou do governo Moisés e eliminam as peças mais fiéis ao governador afastado. É o caso da recente troca de Luciano Buligon por Ricardo Gouvêa, na Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico – o ‘filé’ entre as pastas com potencial para gerar notícias positivas.

Nos bastidores, Daniela tem trabalhado em busca de votos que apeiem Moisés em definitivo do cargo. Na última semana, na viagem que fez a Brasília, a governadora interina abordou lideranças partidárias nacionais em busca de apoio. O objetivo é pressionar os deputados que integram o Tribunal de Julgamento, e que votaram contra o afastamento de Moisés em março, a mudar de lado.

> Como a Lamborghini em SC virou saia-justa para Daniela Reinehr

A rigor, o governador chegará em vantagem ao julgamento. Tem a seu favor o arquivamento das investigações contra ele pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ), o parecer da subprocuradora-Geral da República, Lindôra Araújo, que afastou a hipótese de omissão dolosa na compra dos respiradores, e o resultado da primeira fase do Tribunal – para impichá-lo, são necessários sete votos. Um a mais do que os votos que o afastaram em março.

A política, no entanto, tem sido especialmente caprichosa e surpreendente por aqui. Isso faz com que antever qualquer resultado seja arriscado. Mas, diante de dois ex-aliados que disputam a cadeira de governador sob a direção de grupos políticos antagônicos, já é possível dizer que, independentemente do final, quem mais perdeu com essa história foi Santa Catarina.

> Grupo que apoia Daniela tenta adiar o julgamento do impeachment em SC

CURTAS

- Para além da disputa entre Daniela e Moisés, o impeachment é batalha de titãs entre Merísio ou Julio Garcia. E ajudará a desenhar as eleições de 2022.

- Se Moisés voltar, deve fazer também sua rodada de substituições no governo, retirando (de novo) os nomes trazidos por Daniela. Muita gente tende a ser ‘interditada’ por ter colaborado com ‘o outro lado’. Inclusive a secretária de Saúde, Carmen Zanotto.

Participe do meu canal do Telegram e receba tudo o que sai aqui no blog. É só procurar por Dagmara Spautz - NSC Total ou acessar o link: https://t.me/dagmaraspautz​

Leia também:

> Proibição para construir a menos de 30 metros de rios impactará cidades de SC; entenda

Governo aumenta imposto e força alta da gasolina em Santa Catarina

​Vacina da Pfizer: São José vai receber doses junto com Florianópolis na próxima segunda-feira

​Estudo do Ipea mostra que SC não reagiu para conter mortes por Covid

> A emocionante carta de despedida da filha ao pai que morreu de Covid em SC

Dagmara Spautz

Colunista

Dagmara Spautz

O que acontece de mais relevante em boa parte do litoral catarinense, especialmente Itajaí e Balneário Camboriú. Fontes exclusivas e informações de credibilidade nas áreas de política, economia, cotidiano e segurança.

siga Dagmara Spautz

Dagmara Spautz

Colunista

Dagmara Spautz

O que acontece de mais relevante em boa parte do litoral catarinense, especialmente Itajaí e Balneário Camboriú. Fontes exclusivas e informações de credibilidade nas áreas de política, economia, cotidiano e segurança.

siga Dagmara Spautz

Mais colunistas

    Mais colunistas