Levar o PT e a esquerda pela primeira vez ao segundo turno em Santa Catarina – Estado reconhecido como um dos mais bolsonaristas do país – fez de Décio Lima um “herói” para a cúpula nacional do Partido dos Trabalhadores. Independentemente do resultado deste domingo, Décio sairá desta eleição com créditos no PT.
Continua depois da publicidade
Receba as principais notícias de Santa Catarina pelo Whatsapp
Santa Catarina foi citada mais de uma vez por Lula no segundo turno como um exemplo de resistência contra o bolsonarismo. Entram nesta conta, também, o comício do dia 18 de setembro, considerado histórico pela esquerda, e a votação de Lula em Florianópolis, que ficou muito próxima de Bolsonaro.
Foi para ajudar Décio a alavancar a votação no Estado que Lula insistiu em vir ao Estado no segundo turno – algo que a cúpula do PT discordava, por entender que era hora de reforçar a campanha em outras regiões, especialmente no Sudeste. Lula só desistiu depois que o próprio Décio disse a ele que já havia sido suficientemente ajudado, e que a prioridade de Lula deveria ser a campanha nacional.
Vença ou não as eleições neste domingo, Décio terá condições – e a missão – de reconstruir o protagonismo da esquerda em SC.
Continua depois da publicidade