O SC Transplantes, programa catarinense de transplantes e doação de órgãos, foi parabenizado pelo Governo da Espanha pelo volume de operações. O documento, endereçado ao Estado, é assinado pela diretora-geral da Organização Nacional de Transplantes do Ministério da Saúde espanhol, Beatriz Dominguez Gil. Na carta, ela destaca que Santa Catarina superou as taxas de doações de órgãos da própria Espanha após adaptar à realidade local o modelo do país europeu.
Continua depois da publicidade
Saiba como receber notícias do DC no Telegram
“A evolução converte Santa Catarina em referência para o Brasil e em toda a América Latina”, pontua Beatriz.
A diretora parabeniza a organização da rede coordenação de transplantes de órgãos, tecidos e células e faz especial agradecimento ao médico Joel de Andrade, coordenador estadual de Transplantes.
De acordo com os dados da SC Transplantes, de 2019 a 2021 foram alcançados os maiores números da série histórica tanto em notificações (1.975) quanto em doações (939). Em comparação com os números do Brasil, Santa Catarina desponta com índices que são mais que o dobro da média nacional.
Continua depois da publicidade
A Agência Nacional Espanhola é uma das mais importantes referências em transplantes e doações de órgãos em todo o mundo, sendo voz ativa junto à Organização Mundial da Saúde (OMS).
Receba minhas publicações no NSC Total pelo Whatsapp – https://bit.ly/3PFMHCS
Se preferir, participe do meu canal do Telegram e receba o que sai aqui no blog. É só procurar por Dagmara Spautz – NSC Total ou acessar o link: https://t.me/dagmaraspautz